Crédito Solidário é tema de seminário internacional em julho

Publicado em: 03 julho - 2017

Leia todas


O 1º Seminário Internacional do Cooperativismo de Crédito Solidário será realizado nos dias 04 e 05 de julho, na comunidade de Colônia Bacia, em Chapecó (SC), com o tema “O Cooperativismo Solidário Transformando a Humanidade”. O mesmo é organizado pela Cresol Base Oeste, com apoio da Cresol Central SC/RS.

O Seminário tem como objetivos promover a reflexão e o comprometimento com a construção concreta e cotidiana do cooperativismo solidário como instrumento de transformação social da humanidade; conhecer experiências da América Latina e Europa sobre organizações que também, através do cooperativismo solidário, lutem por uma sociedade mais justa e igualitária; proporcionar um espaço de reflexão sobre as práticas do cooperativismo de crédito solidário na América Latina e na Europa; reafirmar o Cooperativismo Solidário como instrumento de transformação social brasileiro; estabelecer um Termo de Cooperação entre as Organizações Sociais participantes do evento a fim de fortalecer o Cooperativismo de Crédito Solidário; comemorar os 16 anos de história da Cooperativa de Serviços – Cresol Base Oeste SC; comemorar a Semana Internacional do Cooperativismo e homenagear as organizações e lideranças que contribuíram na construção do Cooperativismo de Crédito Solidário.

Nos início dos anos 1990, em virtude da exclusão dos pequenos agricultores que viviam em regime de economia familiar no Sul do Brasil, apoiados pelo Movimento Sindical combativo, pela Igreja, pelas Organizações Não Governamentais – ONG´s nacionais e a Misereor, Órgão ligado à Igreja Católica, deu-se início à organização do Cooperativismo de Crédito Solidário para atender e incluir essa categoria. Neste constexto é constituído o Sistema Cresol.

Com o passar dos anos o Sistema Cresol foi se desenvolvendo e organizando Bases Regionais de Serviços para prestar serviços mais próximos das cooperativas e dos associados. Em 2017, a Cresol Base Oeste SC, hoje composta por 10 cooperativas Singulares, 25 Postos de Atendimento Cooperativo, atendendo 80 municípios e representada por 28 mil associados, comemora seus 16 anos de existência, mantendo a essência do Cooperativismo Solidário.



Publicidade