FFCOOP divulga Censo de cooperados e associados do ramo crédito

Publicado em: 23 agosto - 2021

Leia todas


Com base no censo de associados divulgado pelo Banco Central, o FGCoop consolidou as informações e realizou as seguintes análises. O total de associados em jun-21 foi de 13,5 milhões, com crescimento de 1,3 milhão em relação a jun-20. Tal crescimento foi de 10% nas pessoas físicas e 15% nas pessoas jurídicas. O número de pessoas jurídicas atingiu a marca de 2 milhões de associados em jun/21.

Este número de associados não leva em conta as eventuais duplicidades por conta de pessoas físicas ou jurídicas que sejam associadas em mais de uma cooperativa.

O relatório apresenta a forte presença dos associados na região Sul (55,8%) e Sudeste (25,6%), de onde são 81% dos associados do país.

Relevante também a informação de que as cooperativas são a única instituição financeira em 251 municípios e que em outros 477 municípios, além das cooperativas existem apenas postos de atendimento bancário, com atendimento limitado. Somados tais municípios, temos que em 728 municípios as cooperativas são a principal instituição financeira presente, onde atendem a mais de 4 milhões de pessoas. Destes municípios, 47% estão situados na região Sul e 31% na região Sudeste.

Como oportunidade, o relatório apresenta a informação de que existem outros 1.605 municípios no país que são desassistidos por instituições financeiras, em que a presença de uma cooperativa seria extremamente oportuna.

Confira o relatório completo.


Fonte: Portal do Cooperativismo de Crédito, com adaptação da MundoCoop


Notícias Relacionadas:



Publicidade