Futuros Plurais, Ambidestria Organizacional, Essência Humana e Cenários Globais:  os eixos temáticos que norteiam o 14º Concred

Publicado em: 09 junho - 2022

Leia todas


Programação propõe reflexões sobre temas atuais e tendências, com impacto no mundo dos negócios, no comportamento das pessoas e na sociedade

O mundo vem passando por transformações importantes que exigem um novo posicionamento nos modelos de negócio e nas relações de trabalho. Para auxiliar lideranças e agentes do cooperativismo financeiro a se prepararem para esses novos tempos, e se tornam um exemplo na construção do futuro, o 14º Concred vai promover reflexões sobre temas atuais e tendências, com impacto no mundo dos negócios, no comportamento das pessoas e na sociedade. Toda a programação será pautada em quatro eixos temáticos: Futuros Plurais, Ambidestria Organizacional, Essência Humana e Cenários Globais.

Assim como o tema desta edição do Concred – “Futuros plurais e a essência humana: horizontes do cooperativismo financeiro rumo à sociedade 5.0” –, os pilares que norteiam o evento refletem a necessidade de se pensar em diferentes modelos de gestão e em uma cultura organizacional mais humanizada. “Preparamos conteúdos atuais, inspiradores e alinhados às necessidades do setor, que irão auxiliar na formulação de novas estratégias para o negócio e a desenvolver iniciativas voltadas ao bem-estar social, individual e coletivo. Queremos potencializar as características e o crescimento do cooperativismo de crédito, promovendo ações sustentáveis e, ao mesmo tempo, inclusivas”, ressalta a superintendente da Confebras, Telma Galletti.

Pensando nas oportunidades que podem ser exploradas em um cenário global, o eixo Cenários Globais vai trazer uma análise contextualizada da economia e do mercado financeiro. A ideia é apresentar as principais tendências em áreas como regulação, intercooperação, tecnologia e inovação, sem perder de vista todas as transformações que estão ocorrendo no ecossistema do SNCC (Sistema Nacional de Crédito Cooperativo). Na prática, os congressistas entenderão como essas tendências podem ser aplicadas nas cooperativas de crédito e de que forma irão impactar o negócio.

O desafio de praticar uma gestão empresarial mercadológica incluindo questões sociais, ambientais e de governança nas estratégias é o foco do tema Ambidestria Organizacional. A participação nas atividades relacionadas a este eixo, vai levar o público a refletir sobre o tema, além de identificar soluções que podem ser colocadas em prática para equilibrar sustentabilidade e competitividade. O objetivo é reforçar a importância de se adotar boas práticas como ações de ESG (Environmental, Social and Governance) ou, no português, Meio Ambiente, Social e Governança.

Futuros Plurais é mais um dos eixos do 14º Concred e está pautado na constante transformação da humanidade. E para isso, é preciso pensar simultaneamente em frentes diferentes, como  saúde, ciência, tecnologia, inovação e transformação. Por isso, a importância de mostrar os caminhos que ajudarão a construir um futuro verdadeiramente inclusivo, com impactos positivos no planeta, partindo da conscientização social e ambiental. Tudo isso, sem desviar o olhar da inovação no uso da tecnologia para produtos e serviços. Neste campo, estarão em discussão temas como diversidade, ética, ruptura e antropocentrismo.

Colocar as pessoas em primeiro lugar é um dos pilares do cooperativismo, e, além disso, é um valor cada vez mais considerado pelo público consumidor no momento de compra de um produto ou serviço. O tema Essência Humana vai explorar esta questão, sugerindo uma adaptação às transformações da sociedade a partir de uma gestão mais humanizada. A intenção é reforçar a importância de olhar todo o cenário para se garantir um ambiente saudável e, ao mesmo tempo, produtivo. Inteligência emocional, saúde mental e pensamento na coletividade são conceitos que serão trabalhados nesse eixo temático.

Sobre o 14º CONCRED

Realizado pela Confederação Brasileira das Cooperativas de Crédito (Confebras) em parceria com o Sicoob Central Nordeste, e com o apoio do Sistema OCB/PE, o 14º Concred ocorrerá entre os dias 10 e 12 de agosto, em Recife. A expectativa é reunir nos três dias de evento, entre inscritos presenciais e no ambiente digital, mais de 5 mil líderes cooperativistas, dirigentes, conselheiros, gestores e estudiosos do setor. O evento contará com mais de 20 palestrantes, dentre eles profissionais renomados no Brasil e exterior. A programação inclui palestras, talk shows, um painel sobre o Ecossistema do SNCC, entrevistas no Estúdio ConectCoop, o Espaço Integração Juventude, a Arena 5.0, além do lançamento do Prêmio Concred ESG.

A MundoCoop é Mídia Oficial do 14º CONCRED


Fonte: Confebras


Notícias Relacionadas



Publicidade