Goiânia ganha novo Instituto Cultural

Publicado em: 15 agosto - 2016

Leia todas


instituto_cultural

A cooperativa Sicoob UniCentro Brasileira inaugurou seu Instituto Cultural em Goiânia em 11 de agosto, com a presença de presentes membros da Academia Goiana de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico de Goiás, os diretores da cooperativa e também, representando o Governo de Goiás, Agnaldo Coelho.

O primeiro momento da inauguração foi dedicado à apresentação das instalações aos convidados. Recepcionados ao som de violino, os presentes conheceram o Espaço de Leitura, criado na sede da cooperativa, onde os frequentadores terão acesso ao acervo, até mesmo para levá-los para casa como empréstimo.

Destaque também foi dado ao Ponto Cultural, equipamento que disponibilizará crônicas de autores goianos aos associados que visitarem a cooperativa. Como foi ressaltado pelo presidente da Sicoob UniCentro Brasileira, Raimundo Nonato, a criação do instituto contempla o princípio cooperativista de Responsabilidade Social. “A cooperativa já desenvolvia a formação de seus associados e atividades sociais, agora consolidamos este princípio abrangendo também a cultura”, concluiu.

Na ocasião, os convidados também receberam a primeira edição da revista Sicoob Cultura. O exemplar é produzido pelo Instituto Cultural e seu conteúdo é composto por textos de importantes escritores goianos como Nasr Chaul e Ursolino Leão, além de contar com ilustrações de Amaury Menezes.

Por fim, os presentes confraternizaram a abertura do Instituto e foram convidados a pensar novos projetos. “É um sonho que realizamos, graças ao incentivo do conselho de administração. É com muita felicidade que nos reunimos com as cabeças pensantes da cultura goiana e sabemos que ainda temos muito trabalho pela frente”, comentou o coordenador do Instituto, Hélio Moreira.

Agnaldo Coelho, representando o Governo de Goiás, destacou que é de fundamental importância o interesse da iniciativa privada na cultura local e também o desenvolvimento de esforços para impulsionar e divulgar produções culturais em um estado que possui profissionais de muita qualidade.