MAPFRE Seguros orienta o produtor familiar sobre a sustentabilidade no agronegócio

Publicado em: 04 julho - 2016

Leia todas


eco_etica
O “Papel do seguro no desenvolvimento sustentável das cooperativas” tem sido o tema dos encontros da MAPFRE Seguros, do GRUPO SEGURADOR BANCO DO BRASIL E MAPFRE, com membros da Cresol, sistema cooperativo voltado à agricultura familiar. No primeiro semestre, a seguradora participou de dois seminários: Cresol Baser, na cidade de Verê (PR), e Cresol Sicoper, no município de Passo Fundo (RS).

Durante as reuniões, Matheus Fontanelli, gerente Comercial da área de Cooperativas do GRUPO, abordou os desafios do atual cenário para toda a cadeia de produção agrícola e a relevância do seguro na prevenção de riscos e proteção do patrimônio do agricultor. “O seguro é a ferramenta fundamental para superar as complexidades do setor, pois permeia toda a gestão de risco da produção, desde a análise prévia no fechamento da apólice, que aponta oportunidades de melhoria, até o apoio durante o sinistro. No caso das cooperativas, a direção consultiva para todos os integrantes da associação reflete diretamente na perpetuação do negócio”, aponta Fontanelli.

Dados do Siscorp, empresa de tecnologia especializada em seguros, apontam que o mercado de seguro rural seguirá um movimento de leve crescimento entre 2016 e 2018, da ordem de 12% a 15%, respectivamente. A partir desses números, Fontanelli também explicou que “o setor já está preparado para atender às diversas culturas e complexidades do segmento agrícola, contemplando os riscos ASG – Ambientais, Sociais e de Governança, e as cooperativas desempenham papel essencial na orientação de apólices que atendem às necessidades dos produtores”.

Líder no setor rural (75% de market share), o GRUPO BB E MAPFRE oferece seguro rural para diferentes culturas, como soja, milho, cana de açúcar, algodão, arroz, trigo, cevada, café etc. Destaque também para as apólices que protegem o patrimônio do agricultor, contemplando máquinas agrícolas e até o faturamento previsto em determinadas produções.