OCB/GO e Estado atuarão juntos pela retomada da economia goiana

Publicado em: 01 dezembro - 2020

Leia todas


Protocolos de intenções do Programa Coopera Goiás serão assinados na tarde desta terça-feira, na sede da OCB/GO em Goiânia, pelo governador Ronaldo Caiado

O Sistema OCB/GO e o Governo do Estado de Goiás firmam na tarde desta terça-feira (1º/12), uma série de parcerias para a realização de ações com o objetivo de promover e acelerar a retomada da economia do Estado de Goiás, impactada, assim como a dos demais Estados brasileiros, pela pandemia da Covid-19. As ações terão como prioridade as regiões mais afetadas e os setores mais vulneráveis da sociedade. Quatro protocolos de intenções serão assinados pelo presidente da OCB/GO, Luís Alberto Pereira, pelo governador Ronaldo Caiado e pelo secretário de Estado da Retomada, César Augusto Moura, às 16 horas, no Edifício Goiás Cooperativo, sede da instituição cooperativista. A cerimônia será transmitida ao vivo, pelo canal GoiásCoop Live, no Youtube (https://youtu.be/KA7Bb7XvFbk).

A solenidade também contará com a presença da coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais (GPS) e presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), primeira-dama Gracinha Caiado, do presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), deputado Lissauer Vieira (PSB), de representantes da Junta Comercial do Estado de Goiás (Juceg) e do Ministério Público do Trabalho em Goiás (MPT-GO), dentre outras autoridades.

As parcerias serão desenvolvidas por meio do Programa Coopera Goiás, que consiste em uma série de ações que serão realizadas conjuntamente pelo Sistema OCB/GO e o governo de Goiás, por meio da Secretaria da Retomada. O trabalho visa fortalecer o cooperativismo no Estado, para alavancar a retomada da economia, a geração de emprego, trabalho e renda. O Coopera Goiás representa, ainda, um esforço do Governo do Estado para fortalecer a cultura da cooperação entre suas secretarias, agências, autarquias, assim como nos demais órgãos dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

Desde agosto deste ano, o Sistema OCB/GO e a Secretaria da Retomada têm promovido  diversas ações conjuntas, como o compartilhamento de informações e de bancos de dados de cooperativas, análise e assessoria de atos constitutivos de cooperativas, estímulo ao registro e observância à legalidade dos atos, realização de palestras e visitas técnicas conjuntas, promoção de intercâmbios e realização de benchmarking. Saiba mais sobre as ações:

Protocolos de intenções

Os protocolos de intenções do Sistema OCB/GO com o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Retomada, visam à recuperação da economia de Goiás a partir de ações de estímulo à criação de emprego, atividades econômicas, qualificação profissional, empreendedorismo e fomento às cooperativas goianas, especialmente nas regiões mais vulneráveis. Essas ações serão coordenadas e voltadas à difusão e fomento da cultura cooperativista, por meio de parcerias entre o governo, por intermédio de suas secretarias estaduais, empresas e autarquias. Incialmente, serão beneficiadas a Cooperativa de Trabalho dos Artesãos do Estado de Goiás (Cartago); a Cooperativa de Trabalho, Produção de Bens e Serviços dos Artesãos da Cidade de Morrinhos (Cooperart) e a Cooperativa Agropecuária de São Luís de Montes Belos (Cooperbelos). Por meio do Programa, as cooperativas de trabalho receberão cursos com foco em cooperativismo, qualificação profissional e apoio ao mercado, além de poderem utilizar as assessorias para suporte à gestão e governança.

Turismo e educação

Parceria entre o governo do Estado, a Secretaria da Retomada, Ministério Público do Trabalho e o Sistema OCB/GO prevê esforços conjuntos para o repasse de recursos do MPT-GO para a retomada do turismo na região do Vale do Araguaia. O objetivo é que sejam repassados recursos oriundos de processos do MPT-GO à OCB/GO, para que a instituição cooperativista os administre e custeie bolsa de formação a alunos, contemplando cooperativas de agricultura familiar da região.

Cursos

A parceria entre o governo do Estado, a Secretaria da Retomada e o Sistema OCB/GO prevê a disponibilização dos Colégios Tecnológicos (Cotecs), localizados nos campus da Universidade Estadual de Goiás (UEG), no interior do Estado, para sediarem cursos ligados ao cooperativismo e ao estímulo aos arranjos produtivos locais, para fortalecimento da economia local. Além disso, será lançada uma pós-graduação em Cooperativismo, por meio da UEG.

Cultura cooperativista

Já o Protocolo de Intenções entre a JUCEG e o Sistema OCB/GO tem como objetivo desenvolver a cooperação mútua, com recursos humanos, técnicos e materiais, de forma que possam atuar com sinergia e como instrumentos de estímulo, no fomento e apoio às cooperativas goianas, por meio de ações voltadas ao registro e à difusão da cultura cooperativista no âmbito do Estado de Goiás.


Fonte: Sistema OCB/GO


Notícias Relacionadas



Publicidade