Publicado Plano de Ação do Fórum Brasileiro de Educação Financeira

Publicado em: 31 agosto - 2021

Leia todas


Objetivo é consolidar ações da Nova Estratégia de Educação Financeira. Foram mapeadas ações, iniciativas, programas e projetos de Educação Financeira. Plano fortalece a Estratégia Nacional de Educação Financeira.

Foi publicado no Diário Oficial desta quinta-feira (26/8) o comunicado FBEF 02/2021 com o Plano de Ação do Fórum Brasileiro de Educação Financeira, FBEF. O objetivo do Plano é consolidar a execução das ações implementadas para a promoção da educação financeira, securitária, previdenciária e fiscal no Brasil, segundo as diretrizes da nova Estratégia Nacional de Educação Financeira, ENEF.

Para a elaboração do plano, o FBEF mapeou as ações, iniciativas, programas e projetos de Educação Financeira promovidos por seus membros. Deste modo, foi possível manter a descentralização e a efetividade da ENEF, dadas as dimensões continentais do Brasil e as diversas áreas de atuação dos membros do Fórum, bem como a capilaridade de atuação de seus parceiros.

De acordo com Maurício Moura, diretor de Relacionamento, Cidadania e Supervisão de Conduta do Banco Central, e atual presidente do FBEF, “a publicação do Plano é um passo decisivo para o fortalecimento da ENEF e para a realização de suas ações de forma eficiente e abrangente. O Plano ainda garante a coerência das ações, promove a integração e a troca de experiências entre os membros do Fórum, e incentiva a participação da sociedade”.   

Detalhamento do plano

Além de detalhar os tipos de iniciativas, o Plano também elenca os temas e públicos-alvo a quem são dirigidas. Estão incluídos fóruns e eventos em geral, a realização de cursos, ações de mapeamento, tutoriais, programas, assim como a elaboração de guias, informativos, sites, folders e cartilhas sobre Educação Financeira, entre outras ações.   

Dentre os temas, estão o consumo consciente e sustentável, uso do crédito, educação fiscal, serviços financeiros, gestão de finanças pessoais, investimentos, previdência e seguros. As ações estão dirigidas ao público em geral e, mais especificamente, a crianças e jovens, pessoas de baixa renda, endividados e especialistas em educação financeira.

FBEF e ENEF

O Fórum Brasileiro de Educação Financeira e a nova Estratégia Nacional de Educação Financeira foram instituídos em 9 de junho de 2020, por meio do Decreto nº 10.393.  A ENEF é uma política de Estado, de caráter permanente e cuja meta é ampliar o alcance de ações de educação financeira em todo o Brasil.

O FBEF é o colegiado responsável pela governança da ENEF e pelo incentivo a ações educativas por parte das entidades públicas e instituições privadas dedicadas ou interessadas nesse tema.  Já a ENEF é uma política de Estado, de caráter permanente e cuja meta é ampliar o alcance de ações de educação financeira, securitária, previdenciária e fiscal em todo o Brasil.

Consciência e liberdade financeira

Alinhado com as definições da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o FBEF considera a Educação Financeira como um instrumento para o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades, atitudes e comportamentos necessários para que as pessoas tomem decisões conscientes em prol do seu bem-estar financeiro.  


Fonte: Banco Central


Notícias Relacionadas:



Publicidade