Sicoob e Afecc promovem palestras sobre câncer em Fundão

Publicado em: 09 junho - 2016

Leia todas


01

 

Estar por dentro de assuntos como hábitos saudáveis e prevenção pode fazer toda a diferença. Com essa perspectiva, os moradores de Fundão (ES) terão a chance de assistir palestras de orientação sobre o câncer, que serão realizadas em 11 de junho, às 9h, Gatuita, a ação será promovida na Câmara Municipal de Fundão e faz parte do projeto “Querer Bem”, uma parceria entre o Sicoob Espírito Santo e a Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer (Afecc).

O médico Alberto Guezert conduzirá as palestras de educação preventiva. Segundo a diretora operacional do Sicoob Leste Capixaba, Michelle Sabaini Calmon Manzoli, cerca de 30 mulheres serão escolhidas e, depois, encaminhadas para fazer exames gratuitos de mamografia no Centro de Diagnóstico do Hospital Santa Rita, em Vitória.

Alguns fatores serão levados em conta para seleção, tais como idade, histórico familiar e realização anterior de mamografia. A cooperativa arca com a estrutura para a palestra e com todas as despesas da consulta e dos exames, incluindo o transporte e a alimentação dos participantes. Caso alguma paciente seja diagnosticada com câncer, será encaminhada pela Afecc para tratamento por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

Para o presidente do Sicoob Espírito Santo, Bento Venturim, o projeto contribui para conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer. “Segundo os médicos, na maioria dos casos, a doença pode ser superada se for detectada no início. Toda mulher precisa realizar os exames de rotina”, ressalta.

Em julho, a ação será desenvolvida no município de Vila Valério. A previsão é que até o final deste ano o projeto ainda seja realizado nos municípios de Aracruz e Vila Velha.



Publicidade