Sicoob implanta nova Plataforma de Cobrança

Publicado em: 28 julho - 2017

Leia todas


O Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob) habilitou em seus canais de atendimento a regra de pagamento de boletos da Nova Plataforma de Cobrança (NPC) mantida pela Câmara Interbancária de Pagamentos (CIP).

A nova plataforma traz mais transparência e segurança aos pagamentos e facilitam ainda mais a vida do cliente. Uma das vantagens é o pagamento de um boleto vencido que poderá ser realizado em qualquer banco. Por enquanto, esse benefício está disponível apenas para boletos de valor igual ou superior a 50 mil reais. A mudança será feita gradativa conforme o calendário de implantação definido pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

O novo modelo de pagamento de boletos permite a redução de fraudes, pois os dados do boleto são consultados de forma online na base de dados da NPC. Feito isso, as informações do documento são validadas sem apresentar inconsistências, pois os dados de juros, multa e/ou eventuais descontos são carregados de forma automática pelo sistema considerando os dados informados pelo beneficiário da cobrança no momento do registro do boleto.

A iniciativa do setor bancário baseou-se nas instituições financeiras ao perceberem que o sistema de liquidação para os boletos bancários precisava ser modernizado. Portanto, para viabilizar a novidade, o Sicoob e o Bancoob participam ativamente dos grupos de trabalho organizados pela Febraban sobre a NPC para adequação do Sistema de Informática do Sicoob (Sisbr), a fim de proporcionar a entrega de melhores serviços às cooperativas e seus cooperados.



Publicidade