Sicoob Universidade: mais de R$ 1,3 milhão de investimento em dois anos

Publicado em: 28 agosto - 2017

Leia todas


Com sistema de educação é baseado em escolas de Liderança e Governança, Cooperativismo, Cultura e Cidadania, Excelência Operacional e Negócios, a Sicoob Universidade – projeto lançado em março de 2015 – tem sua atuação fundamentada em dois pilares: modernizar as práticas de gestão de pessoas e desenvolver programas de treinamento e qualificação com a adoção das melhores práticas de governança corporativa. Nesse período, o Sicoob Universidade recebeu investimentos de aproximadamente R$1,3 milhão, valor utilizado em  treinamento de mais de 100 conselheiros, diretores, gerentes e superintendentes; mais de 91 mil capacitações online e 10 mil capacitações presenciais; cerca de 200 certificações para dirigentes e mais de 3 mil horas-aula foram computadas nos cursos presenciais.

Como a implantação da universidade supre as necessidades dos profissionais e das áreas e antecipa as demandas que estão alinhadas com as estratégias e diretrizes da organização, a instituição também recebeu apoio financeiro do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo – Sescoop Nacional, por meio do convênio firmado para a realização do Programa de Educação Executiva.

A proposta da entidade educacional é a contribuição para o aumento da excelência operacional, a qualificação do atendimento aos cooperados e a expansão do Sistema, de modo a estruturar e oferecer ações educacionais que permitam a aquisição do conhecimento para diferentes perfis de profissionais alinhadas às competências do Sicoob. Os cursos – de curta e média duração e nos formatos on-line e presenciais – são direcionados à aprendizagem, aprimoramento e capacitação do quadro de funcionários do Sicoob, impactando no relacionamento com clientes, fornecedores, comunidade e todas as frentes do negócio.

Parcerias – Para a concretização de seus objetivos, a Sicoob Universidade mantém diversas parcerias, como com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), que é a responsável pela certificação dos dirigentes, conselheiros de administração e conselheiros fiscais. A certificação promove o reconhecimento do sistema de governança do Sicoob e agrega valor institucional ao validar o conhecimento e a experiência de seus dirigentes e conselheiros.

No Programa de Educação Executiva o Sicoob Universidade firmou parceria com a Fundação Dom Cabral. O programa surgiu com a finalidade do desenvolvimento dos dirigentes e líderes por meio de ações educativas de fortalecimento da governança, além da identidade de gestão e aperfeiçoamento da liderança estratégica.

A World Council of Credit Unions (Woccu), Conselho Mundial de Cooperativas de Crédito, e a Akademie Deutscher Genossenschaften (ADG), Academia das Cooperativas Alemãs, entram como parceiros na promoção de intercâmbio internacional. Anualmente os dirigentes e gestores das cooperativas centrais, do Bancoob e do Sicoob Confederação, participam de viagens de intercâmbios que têm por objetivo proporcionar aos participantes conhecimento sobre estruturas de governança e novos modelos de gestão, e a troca de experiências com instituições internacionais com maior expressão no cooperativismo financeiro.

Em parceria com o Banco Central do Brasil, o Sicoob Universidade tem investido no Curso de Formação de Facilitadores em Gestão de Finanças Pessoais e, ainda, no desenvolvimento da Educação Financeira nacionalmente.

Já o Instituto Fenasbac, instituição que presta serviços à comunidade do Banco Central, é parceiro da universidade no Programa de Formação de Facilitadores de Aprendizagem do Sicoob. O programa visa atender as necessidades apresentadas pelo Sicoob na preparação de seu corpo técnico para a multiplicação do conhecimento.



Publicidade