Sicredi amplia mercado e lidera ranking nacional de cooperativas de crédito

Publicado em: 13 outubro - 2020

Leia todas


A ampliação em 55% do número de estabelecimentos cadastrados (156,2 mil) no segundo trimestre deste ano (2T20) – em relação a igual período de 2019 (2T190) – valeu ao Sicredi posição de destaque no “Relatório de Monitoração do Mercado de Cartões”, publicado trimestralmente pela empresa especializada Cardmonitor.

Para o Sicredi, a distinção é o reconhecimento do esforço de buscar soluções que atendam à expectativa da clientela, com reflexos positivos, tanto na aceitação quanto na emissão de cartões. Esse desempenho conferiu à companhia a 8ª posição no ranking do mercado de emissão de cartões e a liderança do ranking das cooperativas de crédito.  

De acordo com a publicação, a Adquirência Sicredi avançou no segundo trimestre de 2020 (2T20), no que toca a estabelecimentos cadastrados para uso das chamadas ‘maquininhas’ para pagamento eletrônico, alternativa que ganhou impulso, sobretudo após a adoção das regras de distanciamento social, por conta da pandemia.

No período de abril a junho deste ano, o faturamento do Sicredi teve alta de 28% (R$ 3,2 bilhões), em comparação com igual período de 2019 (R$ 2,5 bilhões).

Do montante de R$ 3,2 bilhões apurados, cerca de R$ 1,4 bilhão se refere à modalidade de pagamentos a crédito e o R$ 1,8 bilhão restante a pagamentos a débito – aumento de 14% e 42%, respectivamente, sempre no comparativo entre mesmos trimestres (2T20/2T19).

Já o aumento de 22% da emissão de cartões na base de usuários correspondeu a um faturamento de R$ 6,9 bilhões no 2T20 – 20,8% superior aos R$ 5,7 bilhões faturados no 2T19.  

Um dos segredos da boa performance do Sicredi é seu compromisso – desde o início das atividades, em 2001 – de oferecer ao mercado um portfólio completo de soluções, tanto para pessoas físicas quanto jurídicas, apoiadas em parcerias de sucesso com bandeiras de ampla aceitação nacional e internacional, como Visa e Mastercard.

Ao mesmo tempo, a cooperativa decidiu investir firme em canais digitais – que tiveram grande impulso após a adoção do regime de distanciamento social – com o objetivo de aperfeiçoar o relacionamento com seus associados. Entre as transações mais frequentes, programas de recompensas que permitem resgates via Latam Pass, TudoAzul, Smiles, sem contar o uso de plataforma própria para oferta de produtos, serviços, viagens e cashback em fatura.

Desde o final de 2017, o Sicredi atua no segmento de aceitação de cartões, quando lançou sua própria ‘maquininha’, como resposta à demanda de cooperativas afiliadas, por uma solução de pagamentos eletrônicos que oferecesse mais autonomia e flexibilidade às transações.

Hoje, a cooperativa disponibiliza ao mercado modelos de máquinas com fio, sem fio e compacta, em operações que podem ser feitas junto a mais de 30 bandeiras nacionais e internacionais, regionais e vouchers.

As vantagens oferecidas vão desde a segurança das operações, centralização dos recebíveis, taxas mais acessíveis, possibilidade de escolher o prazo de recebimento das vendas a crédito a partir de dois dias, além de plataformas de gestão exclusivas para o associado gerenciar o seu próprio negócio. 

“Desde sua fundação, o Sicredi busca contribuir com o desenvolvimento das regiões onde atua, sempre em linha com os valores do cooperativismo de crédito”, assinala o diretor-executivo de Produtos e Negócios da empresa, Cidmar Stoffel. Nesse aspecto, ele acrescenta “a importância do trabalho desenvolvido nos segmentos de emissão e aceitação de cartões, no sentido de apoiar a evolução dos empreendedores do país, com base em soluções adequadas a cada tipo de negócio”.


Redação MundoCoop com informação imprensa Sicredi


Notícias Relacionadas



Publicidade