A Economia Comportamental e a Educação Financeira são tema do novo Papo Coop!

Publicado em: 09 junho - 2022

Leia todas


Em um país com mais de 65 milhões de pessoas em inadimplência, falar sobre educação financeira é essencial. Diante de tais números, poder parecer uma “perda de tempo” falar sobre o tema. Mas seja no mundo financeiro ou em outros, a educação sempre será a resposta. A educação financeira é uma lição para a vida, e deve ser inserida o mais breve possível na vida de nossas crianças e adolescentes.

Aliada a ela, surge a economia comportamental, que surge com o objetivo de criar modelos que descrevam de maneira mais realista as escolhas individuais, que, apesar do que pensamos, se baseiam mais em hábitos e experiências, do que em escolhas racionais.

Disciplina relativamente nova nas universidades, a economia comportamental se vale de elementos da psicologia, da psiquiatria, da neurociência, da antropologia e da sociologia para estudar o comportamento das pessoas e seus hábitos financeiros. E entender tal tema é fundamental para que uma conversa efetiva sobre finanças aconteça.

Neste novo episódio do PapoCoop, o economista comportamental Marcio Nami fala sobre a importância da economia comportamental e educação financeira para o cooperativismo, um grande diferencial para as cooperativas, que podem ser agentes mais eficientes no oferecimento deste tipo de educação para seus cooperados.

Confira na íntegra, logo a seguir:

ASSISTA

OUÇA


Por Redação MundoCoop


Notícias Relacionadas:



Publicidade