COCAMAR: Vencedores do 5º Concurso de Produtividade são premiados

Publicado em: 13 maio - 2016

Leia todas


foto_233

 

A Cocamar, em 9 de maio, procedeu a entrega dos prêmios do 5º Concurso Cocamar de Produtividade de Soja, Safra 2015/16. A cerimônia foi realizada durante a Expoingá 2016 e o evento reuniu cerca de 300 participantes, entre produtores associados, dirigentes e técnicos da cooperativa, no Buffet Central do Parque Internacional de Exposições Francisco Feio Ribeiro.

Com média de 225 sacas por alqueire, a produtora Cecília Falavigna, com propriedade em Floraí (PR), município a 50 quilômetros de Maringá, venceu pelo segundo ano consecutivo o Concurso Cocamar de Produtividade de Soja, Safra 2015/16, na categoria Geral. Nessa mesma categoria, o segundo colocado Márcio Zanzim, do município de Jussara, com média de 203 sacas por alqueire.

Na categoria Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), o ganhador foi César Formigheri, com propriedade em Maria Helena, próximo a Umuarama, que obteve média de 186 sacas/alqueire.

O prêmio, que inclui os respectivos engenheiros agrônomos que os assistiram, na cooperativa, é uma viagem ao Meio-Oeste dos Estados Unidos, no mês de agosto, onde visitarão propriedades, empresas de pesquisas e a Farm Progress Show, uma das maiores feiras tecnológicas para o agronegócio em todo o mundo.

O presidente-executivo da Cocamar, Divanir Higino da Silva, ressaltou a importância de os produtores acompanharem a evolução tecnológica e seguirem a orientação dos técnicos da cooperativa. “O trabalho mais nobre que realizamos é, justamente, o de ajudar os produtores a obterem mais rentabilidade em suas lavouras”, disse, lembrando que a região tem potencial para chegar a uma produtividade de 250 sacas por alqueire. Essa, inclusive, é uma meta que a cooperativa pretende alcançar nos próximos anos.

O evento foi dividido em três etapas. Na primeira, houve a apresentação do conteúdo do Rally Cocamar Bayer e Spraytec de Produtividade, realizado nos últimos meses, que abrangeu as regiões noroeste e norte do Paraná e oeste de São Paulo, com mais de 2,5 mil quilômetros percorridos, em visita a produtores referenciais, que desenvolvem boas práticas. O circuito incluiu as propriedades dos vencedores do Concurso, Cecília Falavigna e César Formigheri (o vídeo com toda a trajetória do Rally pode ser acessado na página do Jornal Cocamar no Facebook). Na sequência, o especialista em produtividade de soja, Dirceu Gassen, fez uma palestra sobre “Manejo da soja para altas produtividades”.