Começa a temporada de Dias de Campo das cooperativas do Paraná

Publicado em: 17 janeiro - 2017

Leia todas


agro02

 

Neste mês de janeiro, milhares de produtores terão acesso a informações sobre tecnologia e manejo agropecuário. A temporada de Dias de Campo se inicia e várias cooperativas paranaenses promoverão o evento em suas áreas de ação. Até meados de fevereiro, realizarão Dias de Campo as cooperativas Copagril, Coagru, C.Vale, Cocamar, Integrada, Coamo, Coopavel, Bom Jesus, Agrária, Copacol, além da Fundação ABC, entidade mantida pelas cooperativas Frísia, Castrolanda e Capal.

Segundo o superintendente da Ocepar, Robson Mafioletti, os Dias de Campo são utilizados há mais de 50 anos pelo setor, sendo um método prático e eficaz de transferência de tecnologias no meio rural. “Num espaço adequado, as experiências técnicas em desenvolvimento podem ser demonstradas aos produtores, que se informam a respeito do comportamento de novas cultivares, manejos de culturas e criações de animais, conservação de solos, uso de sementes e fertilizantes, além de controle de pragas e doenças. Esses eventos também abordam aspectos relacionados ao mercado de produtos agropecuários e lançamentos de maquinários e implementos agrícolas”, explica.

Mafioletti lembra que as cooperativas paranaenses possuem centros de pesquisa e estações experimentais onde validam a eficiência das novas tecnologias, antes de apresentá-las aos seus produtores cooperados nos Dias de Campo. “Os resultados obtidos pela pesquisa/experimentação agropecuária nas cooperativas são transmitidos ao agricultor através dos profissionais da assistência técnica, em sua maioria engenheiros agrônomos, médicos veterinários, zootecnistas e técnicos de nível médio, que trabalham de forma mais próxima ao cooperado”, relata.

Para auxiliar na transferência de tecnologias, as cooperativas promovem os Dias de Campo em parceria com outras empresas (públicas ou privadas) do setor. “O Dia de Campo é um instrumento tradicional e importante para as cooperativas paranaenses. É um evento que mantém o produtor rural sempre atualizado, promovendo também o desenvolvimento sustentável do agronegócio”, conclui.

No site do Sistema Ocepar está consolidada a agenda fechada até 6 de janeiro, com a seguinte programação a ser realizada:

 

screen-shot-2017-01-17-at-10-44-01-am



Publicidade