Coolerg recebe pequenos produtores de Moçambique

Publicado em: 08 novembro - 2016

Leia todas


Coolerg

 

A Cooperativa dos Produtores de Leite da Região de Gandu – Coolerg  está desenvolvendo ação de intercooperação com produtores da pecuária leiteira de Moçambique. Durante três meses, os quatro intercambistas vivenciarão todas as etapas de produção e processamento de leite, com o objetivo de aplicar o modelo de produção em seu país.
 
A ação é realizada pela Confederação Alemã das Cooperativas – DGRV em parceria com a OCB, OCEB e Coolerg. A ideia surgiu a partir de uma visita da DGRV à cooperativa, que identificou um modelo com características particulares possíveis de serem adotadas em outras regiões e países.

Com a ação, os intercambistas terão a oportunidade de conhecer todo o processo da cadeia produtiva do leite desde o manejo de pastagem, ordenha, armazenamento e transporte do leite, verão práticas como inseminação artificial e boas práticas sanitárias. Além de acompanharem também desde a recepção de leite, com o processo de controle de qualidade, até a produção de seus diversos produtos (queijo, manteiga, bebida láctea e iogurtes).

Para o presidente da Coolerg e produtor, Marcos Neto, é uma grande experiência para a cooperativa fazer parte deste projeto piloto, sendo um aprendizado mútuo. “Temos tido a satisfação de auxiliar no aperfeiçoamento destes produtores que se esforçaram para realizar este intercâmbio, na busca de conhecimento e crescimento pessoal”, afirma o presidente.