As cooperativas são um importante constituinte da economia social e solidária, afirma o ACI
Publicado em: 03 setembro - 2020
O órgão máximo gostaria de receber uma resolução da ONU sobre Economia Social e Solidária
A Aliança Cooperativa Internacional adotou um novo documento de posicionamento com o compromisso de promover a economia social e solidária (ESS) [1] em todo o mundo.
Isso incluirá o estabelecimento de parcerias sólidas com outras organizações globais de ESS.
O documento explora as contribuições da ESS para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e observa que as cooperativas e mútuas fazem parte da economia da ESS mais ampla.
A ACI participa da Força-Tarefa Interinstitucional da ONU sobre ESS (UNTFSSE) como um observador representando o movimento cooperativo. O UNTFSSE afirma que as empresas de ESS são caracterizadas pelas seguintes características: adesão voluntária e aberta; governança democrática; gestão autônoma; natureza empreendedora; reinvestimento de excedentes para cumprir objetivos de desenvolvimento sustentável; e serviços de interesse para seus membros e para a sociedade.
O documento de posição argumenta que o movimento cooperativo é um ator importante na economia e na sociedade mundial e, portanto, um ator principal dentro da ESS. Conforme revelado na edição de 2019 do World Cooperative Monitor, as 300 maiores cooperativas e mútuas têm um faturamento total de US $ 2.034,98 bilhões.
Na última reunião do UNTFSSE em 21 de julho, participantes incluindo representantes de representantes da ICA e Euricse exploraram o impacto da Covid-19 e enfatizaram a importância de ter uma resolução da ONU sobre a ESS.
Clique aqui para ver o documento em inglês.
[1] A ESS é um conceito que se refere a organizações, em particular cooperativas, sociedades de benefícios mútuos, associações, fundações e empresas sociais, que produzem bens, serviços e conhecimento, perseguindo objetivos econômicos e sociais e promovendo a solidariedade.
Fonte: ACI e Coop News com adaptação da MundoCoop
Notícias Relacionadas
- Presidente da ACI fala, com exclusividade, sobre a liderança cooperativa nas transformações globais
- A importância do cooperativismo para a ascensão das energias renováveis
- Novos desafios, comunicação e futuro: conteúdo do 3º episódio do Top Coopers Agro está liberado