Cooperativismo consolida sua participação na Expointer

Publicado em: 31 agosto - 2016

Leia todas


expointer

O cooperativismo gaúcho se faz presente na Exposição Internacional de Animais, Máquinas, Implementos e Produtos Agropecuários (Expointer), com sede fixa no Parque Assis Brasil, em Esteio (RS) onde ocorre uma das mais importantes da América Latina, quando o assunto é disseminação de tecnologia para o homem do campo e, ainda, geração de negócios.

A Expointer está em sua 39ª edição, vai de 27 de agosto a 4 de setembro, é promovida pelo governo gaúcho, por meio da Secretaria Estadual de Agricultura e Pecuária, e conta com o apoio do Sistema Ocergs, que inaugurou hoje cedo sua sede na feira, uma conquista importante para todo o movimento cooperativista brasileiro.

O objetivo é ser uma referência local responsável por estimular o desenvolvimento das cooperativas, por meio da realização de palestras, workshops e demais eventos que mostram a importância econômica do cooperativismo não só no Rio Grande do Sul, mas em todas as regiões do país.

Aprovado na Assembleia Geral Ordinária da Ocergs, em 2015, o projeto é oriundo do termo firmado entre a Organização Estadual Gaúcha e o governo do Estado do Rio Grande do Sul, que cedeu à entidade cooperativa uma área no Parque Assis Brasil para uso pelo prazo de 25 anos. O investimento foi de cerca de R$ 2 milhões.

A casa da Ocergs ocupará o espaço localizado no acesso principal do Parque de Exposições Assis Brasil e conta com um auditório, com capacidade para 750 pessoas. Com infraestrutura moderna, está pronto para receber as cooperativas e eventos importantes do calendário do cooperativismo gaúcho. Com uma área de 750 m², o prédio da Ocergs dispõe de estrutura com total acessibilidade, área de convivência, sala da diretoria, sala de imprensa, três salas de reuniões e é o único no Parque que conta com elevador.

A 39ª Expointer começou no último sábado, dia 27/8, e prossegue até o dia 4 de setembro com uma programação bastante variada. Como exemplo, no início da tarde de 29 de agosto , ocorreu o III Workshop Gaúcho do Ramo Transporte. O evento também contou com a participação do presidente do Sistema Ocergs, Vergilio Perius, do superintendente do Sistema OCB, Renato Nobile, e do coordenador nacional do Ramo Transporte e presidente da Rede Transporte, Abel Paré.

Na ocasião também houve o lançamento de manuais do Ramo Transporte: Operacional, Contábil e Tributário. De acordo com Renato Nobile, os documentos visam a nortear a rotina fiscal e administrativa das cooperativas. “Nossa ideia é, a partir dos conteúdos, orientar os profissionais das cooperativas e os prestadores de serviço no que diz respeito aos processos contábil, tributário, fiscal e operacional, com o objetivo de estabelecer uma padronização, garantindo, nesse contexto, o atendimento às legislações específicas”, comentou, lembrando que o trabalho foi desenvolvido com o apoio de um grupo técnico constituído especialmente para a elaboração desses manuais e contou com a participação de representantes de todas as regiões do país. “Vale ressaltar que houve, ainda, nesse processo de construção coletiva, a realização de visitas técnicas às cooperativas para compreender seu modus operandi no atual cenário produtivo”, acrescentou o superintendente do Sistema OCB.

Para acessar os manuais, clique aqui.