CoopTalks Agro: o maior evento do cooperativismo agro encerra com recorde de audiência

Publicado em: 11 maio - 2021

Leia todas


Ocorreu hoje (11) o segundo dia do CoopTalks Agro, o maior evento do cooperativismo de agro no Brasil. Realizado pela MundoCoop, o evento online contou com a participação de diversos nomes do setor, que durante 4 horas falaram sobre as perspectivas para o setor, as inovações no campo, os desafios da pandemia e o futuro do cooperativismo do agro no país. O evento foi apresentado por Luis Claúdio Silva, diretor da MundoCoop, e contou com um pico de 3.700 participantes assistindo ao vivo a transmissão.

Abertura

O evento se iniciou com a fala de José Luiz Tejon, Professor e Especialista em agronegócio. Com o tema “Prosperidade: Governança da Esperança”, Tejon começou ressaltando o importante papel do cooperativismo, que em meio a pandemia realizou diversas ações de auxílio à comunidade. Nesse processo de reconstrução do mundo, a boa governança terá um papel essencial, e Tejon reforçou o papel das boas lideranças para a recuperação da sociedade após a crise da Covid-19.

“A prosperidade vai exigir a governança. Esse aspecto vai diferenciar maus líderes de ótimos líderes”, disse Tejon. Ainda durante sua fala, ele trouxe para o diálogo a importante missão que o cooperativismo tem em levar educação, capacitação e desenvolvimento para as regiões onde está presente. Tejon concluiu ressaltando a importância de se criar uma intercooperação mundial, capaz de ver as imperfeições da sociedade e buscar soluções práticas, inovadoras e alcançáveis.

Discutindo liderança, inovação e tecnologia no agro brasileiro

Dando início ao ciclo de palestras, o CoopTalks Agro contou com a presença de Teresa Vendramini, Presidente da Sociedade Rural Brasileira (SRB), com o tema “Liderança Feminina no Agronegócio”. Teresa iniciou sua explanação reconhecendo o protagonismo das cooperativas durante a pandemia, não só na assistência à sociedade, mas também nos resultados econômicos. Após isso, ela evidenciou a importância de buscar ferramentas para aumentar a segurança do produtor, com melhores taxas e capacitação dos membros da produção. Vendramini ainda buscou mostrar como a mulher tido destaque no agro, sendo parte fundamental do sistema. “Nós temos um grande espaço para crescer, e assim, tomarmos as lideranças”, concluiu.

Em seguida, a palestra “Gestão e Governança” contou com a presença de Marcelo Prado, Engenheiro agrônomo e fundador da MPrado Consultoria Empresarial. Prado destacou as mudanças que o mundo vem vivenciando nos últimos meses, e destacou os fatores que levam à curta longevidade das empresas atualmente: a falta de gestão. Em sua fala, ele ainda destacou a importância de falar mais sobre o tema, levando-o para grandes conferências e eventos. Prado concluiu ressaltando a importância de dirigentes e cooperados seguirem num processo contínuo de aprendizado, tendo assim a capacidade para criar estratégias adequadas às necessidades das cooperativas e propriedades.

Após isso, fechando o ciclo de palestras, Pedro Loyola, Diretor do Departamento de Gestão de Riscos da SPA/MAPA, falou para os participantes do CoopTalks Agro sobre o ‘Seguro Rural’. Em sua fala, Loyola destacou as particularidades dessa modalidade de produto, que é criado para assegurar as produções como um todo. Ao destacar a importância do produtor buscar esse tipo de produto, Loyola listou fatores como o caráter biológico envolvido, a produção cíclica, a variedade de culturas e a volatilidade da natureza, que tem interferência direta nos resultados do setor de agro. Loyola concluiu ressaltando que é preciso democratizar o acesso a esse tipo de serviço, buscando taxas e custos mais atratativos para os pequenos e médios produtores.

Painel Top Coopers: os desafios do presente e do futuro do cooperativismo de agro

Para encerrar a primeira edição do CoopTalks Agro, José Luiz Tejon retornou para realizar a mediação do painel “Top Coopers: Líderes do cooperativismo”. Além de Tejon, o painel contou com a presença de quatro presidentes de cooperativas do setor agro: Fernando Degobbi (Coopercitrus), Willem Berend Bouwman (Castrolanda), Carlos Augusto (Cooxupé) e Shandrus Carvalho (Agro Industrial Holambra).

Em sua introdução, Tejon começou falando sobre o setor de agro, que mesmo frente a pandemia e a retração da economia, viu seu faturamento crescer acima dos números alcançados pelo PIB de 2020. Num primeiro momento de diálogo entre os presidentes, foram discutidos as medidas tomadas logo com o início da pandemia da Covid-19. Em sua fala, Degobbi contou ao público como a Coopercitrus se posiciou, criando adaptações, medidas de distanciamento e testagem de seus cooperados. Mesmo com a pandemia, o presidente destacou um crescimento de 27% durante o ano de 2020.

Já Shandrus destacou que a Holambra teve poucos casos, criando ainda um cômite para cuidar das medidas sanitárias necessárias. Bouwman, da Castrolanda, ressaltou a importância da orientação dos cooperados sobre os cuidados sanitários, além da criação do cômite de crise, que permitiu o andamento das atividades na cooperativa. Carlos Augusto destacou o aumento a exportação de café, que atingiu 50 países, além da boa continuidade dos processos dentro da cooperativa Cooxupé.

Em um segundo momento, já encerrando o painel, os participantes do painel puderam falar sobre suas vontades e visões sobre a forma de atuação do cooperativismo de agro, os desafios para o contínuo crescimento do setor e as perpectivas sobre próximos passos a serem tomados. Para Willem Bouwman, a resposta para bons resultados estará na intercooperação, inclusive utilizando essa união entre cooperativas no momento de exportar nossos produtos. Complementando essa ideia, Shandrus ressaltou a importância de utilizar a intercooperação para criar uma verdadeira potencia do setor agro, aumentando assim a competitividade com o mercado externo.

Dentro do cenário de desafios para os pequenos e médios produtores, Degobbi levantou a questão do crédito, e em como é imprescindível assegurar a democratização do acesso a esses produtos, indispensáveis para o aumento da produção, da modernização do campo e na busca por tecnologias que melhorem a qualidade dos produtos e serviços oferecidos. Para Carlos Augusto, é ainda indispensável trabalhar a intercooperação como forma de agregar valor para os produtos produzidos pelo cooperativismo, além de promover os números e a qualidade que o setor tem entregado ano após ano.

Assim como em momentos anteriores do evento, o termo intercooperação dominou o tópico da conversa final. Tejon, em suas últimas considerações, fez questão de levantar para o público a importância de se criar uma rede de cooperativas, capazes de expandir o seu alcance para além do Brasil, interligando comunidades cooperativas do mundo todo. E no caminho para esse futuro mais produtivo, assim como ressaltou Shandrus, é de suma importância incluir o produtor nas conversas, levando-o em direção a essas novas soluções e criando programas de capacitação para nova geração que está adentrando a produção no campo. Na busca por uma verdade intercooperação, assim como todos os presidentes ressaltaram, é importante colocar produtores e dirigentes juntos.

Agradecimentos

A MundoCoop agradece a todos que acompanharam os dois da primeira edição 2021 do CoopTalks Agro, assim como nossos parceiros e patrocinadores. Em mais de oito horas de conteúdo, o público pode ouvir conversas inspiradoras e esclarecedoras sobre o passado, o presente e o futuro do agro. Além disso, grandes nomes do cooperativismo agro mais uma vez mostraram os fatores que tornam o setor tão produtivo, empregando milhares de cooperados ao redor do país e alavancando a economia mesmo neste período conturbado.

A você que não conseguiu acompanhar a transmissão ao vivo, os dois dias do CoopTalks Agro estão disponíveis na íntegra em nosso canal no youtube.

Clique aqui para conferir o DIA 1 do CoopTalks Agro!

Clique aqui para conferir o DIA 2 do CoopTalks Agro!

Para ficar por dentro dos próximos CoopTalks, acesse o site do evento. Não deixe também de acompanhar as redes sociais da MundoCoop.


Por Redação MundoCoop


Notícias Relacionadas:



Publicidade