CoopTalks Crédito: o evento que homenageou o Dia Internacional do Cooperativismo de Crédito

Publicado em: 21 outubro - 2021

Leia todas


Aconteceu hoje (21) o segundo dia do CoopTalks Crédito. Promovido e organizado pela MundoCoop, o evento totalmente online e gratuito reuniu mais uma vez, grandes nomes do mercado para falar sobre o futuro da economia e o papel do cooperativismo de crédito.

No dia em que comemoramos o Dia Internacional do Cooperativismo de Crédito, o CoopTalks Crédito ajudou a instigar novos pensamentos e atitudes, além de promover o cooperativismo como a resposta para as problemáticas do sistema financeiro mundial.

Com mais de 4 horas de conteúdo e 11 convidados, o segundo dia do CoopTalks Crédito contou com mais de 5.500 inscrições. Destas, 4.102 participantes presenciaram as palestras ao vivo e online, compartilhando suas opiniões através do chat e participando com perguntas e comentários.

Confira agora os principais destaques do evento!

Abertura

O segundo dia do CoopTalks Crédito contou com a apresentação de Luis Cláudio Silva, diretor da MundoCoop. Em sua fala inicial, ele destacou a importância desta data, onde o cooperativismo mundial celebra, parabeniza e homenageia os milhões de cooperados que trabalham diariamente para promover um futuro economicamente justo para todos.

O evento

Iniciando as participações do segundo dia de evento, Harold Espínola – Chefe do Departamento de Supervisão de Cooperativas do Banco Central – falou um pouco sobre a atuação do BC junto ao cooperativismo brasileiro. Em sua fala, Espínola destacou a visibilidade do cooperativismo na mídia, assim como dados recentes sobre o crescimento do setor, que já reúne mais de R$400 milhões em ativos apenas no Brasil. Espínola concluiu sua fala destacando que, no futuro próximo, pontos como a intercooperação e a falta de diálogo devem entrar no radar das cooperativas, de forma a viabilizar um contínuo crescimento do setor.

Em seguida, o palco virtual recebeu Felipe Santiago, CEO e Co-fundador da Cashway. Em sua fala, ele respondeu a pergunta “Como interligar as novas formas de negócio com as cooperativas”. Cada vez mais presentes no mercado, as fintechs tem sido protagonistas deste novo momento da economia. Neste cenário, um novo mundo se abre para as cooperativas, que podem – como Santiago destacou – utilizar esses novos players em seu processo de desenvolvimento e aprimoramento. Já na reta final, Santiago destacou que é preciso abrir as portas para o relacionamento entre cooperativas e fintechs, de forma que as duas trabalhem juntas para a solução dos problemas ainda encontrados hoje.

Continuando o ciclo de palestras, o CoopTalks Crédito trouxe para o palco Wankes Leandro, Head de Transformação do Instituto Fenasbac. Com o tema “Inovação com propósito no cooperativismo de crédito“, Wankes destacou a necessidade das cooperativas responderam à altura, o aumento de competitividade no mercado. “As cooperativas de crédito precisam responder, com efetividade e segurança, a competitividade do mercado”, destaca. Além disso, Wankes ressaltou a necessidade de as cooperativas estarem atentas às tendências do mercado externo, de forma a incorporar novos processos, sem deixar de lado o propósito que está na origem das cooperativas. Já concluindo sua fala, ele destacou temas que devem estar em pauta nos próximos anos, como o ESG e o desenvolvimento sustentável, indispensáveis para que as cooperativas acompanhem as demandas da sociedade.

Em seguida, o CoopTalks Crédito recebeu o CEO da Inova TrendsInnovation, Luís Rasquilha. Em sua explanação “Inovação nas cooperativas“, o convidado destacou as transições de mercado que estamos vivenciando, e como neste novo cenário os concorrentes não são em si negócios ou empresas, mas sim a fluidez com que as mudanças ocorrem no mundo. Neste contexto, Rasquilha ainda ressaltou a imprescindível necessidade de as cooperativas compreenderem as mudanças que estão acontecendo, para que coloquem em prática novos processos, já adaptados para uma sociedade híbrida. Para finalizar, ele destacou a capacitação como um fator primordial para o desenvolvimento das cooperativas, uma vez que novas tendências requerem novas habilidades.

Concluindo a primeira parte do evento, a economista Rita Mundim destacou o impacto da economia mundial e nacional sob o cooperativismo. Em sua fala, a tecnologia foi destacada como um dos grandes desafios do mundo atual, uma vez que os processos estão cada vez mais dependentes de meios digitais. Em um novo mundo, as cooperativas – e outros negócios – não vendem bens e serviços, mas algo intangível. Valores. Mundim concluiu sua reflexão destacando que no momento atual, as cooperativas devem se preparar diante do cenário cada vez mais incerto das economias, de forma que as gestões façam as melhores escolhas, de acordo com os números e variáveis que permeiam os negócios do mundo todo.

Diálogos de Intercooperação

Para finalizar o CoopTalks Crédito contou com o painel ‘Diálogos de Intercooperação’. Mediado pelo Consultor em Cooperativismo e Palestrante, Silvio Giusti, o painel reuniu representantes de cinco cooperativas para falarem sobre quatro temas em alta atualmente: Propósito, Governança, Inovação, Transformação Digital e Comunicação. Para começar, Giusti destacou em sua fala inicial os atuais indicadores do cooperativismo de crédito, que mostram um grande potencial para o setor.

Em seguida, o painel teve a participação de Vanildo Leoni, Diretor Executivo da Viacredi. Em sua fala, ele destacou a importância de – mesmo nestes novos tempos – o cooperativismo nunca se esquecer de seu propósito, sempre guiado pelos valores e princípios do movimento. Leoni ainda ressaltou que, para o desenvolvimento continuar, é preciso traçar e se comprometer com um propósito “firme e forte, e focado em fazer algo”. Para concluir, ele reforçou a necessidade de as cooperativas ouvirem os seus cooperados, de forma a entregar um serviço ainda mais efetivo. 

Continuando o painel, Edemar Vodzicki – Diretor Superintendente da Cresol Pioneira – trouxe um pouco do papel da governança no cooperativismo. Como destacou, as cooperativas seguem em ritmos diferentes quando o assunto é a implementação de um plano de governança cooperativa, e tal cenário precisa ser modificado. Porém, neste processo, Vodziki ressalta o cuidado com a manutenção do DNA cooperativista, que não pode se perder em meio a tantos processos e ferramentas inéditos. 

Walmir Segatto, CEO da Sicoob Credicitrus, continuou o painel falando do tema ‘inovação’. Em sua fala, ressaltou a importância de lembrar que, no processo de inovação, é preciso pensar em pessoas e processos. Além disso, Segatto destacou a transformação constante como um dos grandes desafios das cooperativas, uma vez que elas ocorrem constantemente, e de forma imediata. Para concluir, ele evidenciou fatores como a tomada de iniciativa e a ousada como fundamentais para a obtenção do potencial máximo das cooperativas de crédito.

Continuando o painel Diálogos de Intercooperação, Rodrigo Machado – Diretor Executivo da Unicred Florianópolis, trouxe para a roda o tópico ‘Transformação Digital’. Diante da pandemia, tal processo foi acelerado, e agora as cooperativas – e outros tantos negócios – precisam se adaptar diariamente às novidades que estão surgindo. Machado ainda destaca a importância de trabalhar a mentalidade do ambiente interno das cooperativas, de forma a preparar os cooperados para esta nova era, de novos pensamentos e soluções. 

Concluindo painel – e o CoopTalks Crédito 2021 – o palco virtual teve a presença de Tiago Luiz Schmidt, Presidente do Conselho de Administração da Sicredi Pioneira. Em sua fala, a comunicação esteve em foco; como uma das maiores barreiras que ainda ocorrem dentro do cooperativismo. Schmidt ainda destacou que é necessário que a comunicação dos valores e princípios do cooperativismo sejam mostrados não apenas para além dos muros, mas também no ambiente interno das cooperativas. Como palavra final, ele destaca a necessidade de praticar com mais afinco o quinto princípio do cooperativismo: a educação e a comunicação. 

Agradecimentos 

A MundoCoop agrade mais uma vez a todos que participaram do CoopTalks Crédito 2021. Extendemos nossos agradecimentos aos palestrantes e CoopTalkers, que ajudaram a fazer deste, um grande evento de celebração do cooperativismo de crédito. 

Se você perdeu as palestras e painéis do CoopTalks Crédito, confira agora na íntegra no canal oficial da MundoCoop no YouTube. 

Para conferir os destaques do primeiro dia, clique aqui.

Nos vemos em 2022! 


Por Redação MundoCoop



Publicidade