CoopTalks Summit: inovação e educação são os destaques do segundo dia de evento

Publicado em: 30 junho - 2021

Leia todas


Luis Claudio, diretor de MundoCoop

Aconteceu hoje (30) o segundo dia do CoopTalks Summit, evento que faz parte das comemorações do Dia Internacional do Cooperativismo. Em mais de duas horas de conteúdo, o evento realizado pela MundoCoop levou ao público palestras de quatro nomes de destaque do mercado, para falarem sobre comunicação, inovação, o trabalho das cooperativas e ainda, o futuro da sociedade como um todo.

Durante o evento, que contou com transmissão em múltiplas redes, o público do CoopTalks Summit pode fazer as suas perguntas para os convidados, além de interagirem com as palestras.

O evento

O segundo dia do CoopTalks Summit contou com a apresentação de Luis Claudio, diretor de MundoCoop. Em sua abertura, foram destacados o alcance e a participação das cooperativas na sociedade, e como elas estão ajudando a mudar a vida de milhões de pessoas.

Em seguida, o ciclo de palestras se iniciou com a participação de Vânia Bueno, comunicadora e fundadora da Anima Convivência. Através do tema “Três C’s: Comunicação, Convivência e Cooperativismo”, ela destacou a demanda do mundo por uma sociedade com uma postura mais colaborativa. E, para alcançarmos esse pensamento coletivo, Bueno ressaltou o papel da comunicação dentro das relações humanas, e como boas habilidades de comunicação levam ao desenvolvimento. Bueno ainda destacou a importância de entender os fatores humanos aos quais estamos condicionados, e o poder da boa comunicação na criação de soluções para um mundo mais integrado e coletivo.

O CoopTalks Summit seguiu com a presença de Samara Araujo, Coordenadora de Inovação do Sistema OCB. Em sua palestra “Inovação no Cooperativismo”, ela compartilhou a importância de estarmos atentos às mudanças que estão acontecendo constantemente em nossa sociedade. Além disso, Araujo destacou o papel do mundo digital neste novo momento mundial, e como as cooperativas estão modificando práticas para estarem integradas à uma geração de nativos digitais. Práticas, que incluem plataformas de integração de cooperativas e cooperados, onde a intercooperação, foi transportada para o ambiente virtual. Araujo concluiu sua participação compartilhando as ações que o Sistema OCB tem realizado, com o oferecimento de cursos e plataformas de capacitação, como a Inovacoop.

Em seguida, Silvio Giusti, Consultor em Cooperativismo, compartilhou um panorama do cooperativismo de crédito, em sua explanação “Ênfase na distinção das cooperativas de crédito”. Durante sua fala, ele destacou o alcance do cooperativismo de crédito, que a cada dia está mais presente na vida dos brasileiros. Giusti destacou como as cooperativas se diferenciam de outras organizações, ao adotarem um modelo que foca em pessoas e na ajuda à comunidade. Através de ações e práticas pautadas nos príncipios do cooperativismo, o ramo crédito tem se destacado como um dos protagonistas da recuperação econômica pós-pandemia da Covid-19. Giusti ainda destacou que as cooperativas devem compreender sua extensão e impacto, para assim, gerarem valor e prosperidade coletiva.

Encerrando o segundo dia do CoopTalks Summit, Reynaldo Gama – CEO da HSM e Co-CEO da Singularity Brazil, falou sobre educação com a palestra “O Futuro da Educação e a Educação do Futuro”. Em sua explanação, ele destacou que estamos vivendo a era do ineditismo, e por isso, é preciso que tenhamos um contínuo processo de aprendizado. Como destacou, hoje passamos por um processo de reaprendizado, e a sociedade deve se preparar para garantir esse novo tipo de ensino para nossos jovens. Gama ainda ressaltou os desafios que o sistema de Ensino enfrenta hoje, com práticas ultrapassadas e desinteressantes, e mostrou como podemos criar uma nova forma de Educação, utilizando as ferramentas tecnológicas existentes hoje, sem deixar a humanização desse processo em segundo plano.

Agradecimentos

A equipe de MundoCoop agradece a todos que acompanharam o segundo dia do CoopTalks Summit, assim como os nossos parceiros e patrocinadores. Para aqueles que não conseguiram acompanhar as palestras ao vivo, o evento pode ser conferido na íntegra em nosso canal do youtube.

Acompanhe a programação completa e se inscreva no site oficial do CoopTalks Summit.

Não perca os próximos dois dias de CoopTalks Summit que vão acontecer amanhã, 01/07 e sexta, 02/07.

Venha conferir grandes nomes do mercado, discutindo temas relevantes para o futuro das cooperativas e da sociedade como um todo. Se você não se inscreveu, confira o evento ao vivo através do YouTube ou Facebook! Contamos com a sua presença.


Por Redação MundoCoop



Publicidade