CoopTalks Summit: os destaques do primeiro dia de evento

Publicado em: 29 junho - 2021

Leia todas


Ocorreu hoje (29) o primeiro dia do CoopTalks Summit, evento que faz parte das comemorações do Dia Internacional do Cooperativismo. Organizado pela MundoCoop, o ciclo de palestras totalmente gratuitas e online irá contar com diversos nomes de destaque do mercado, para falar assuntos que permeiam cinco esferas principais: Inovação, Gestão, Tecnologia e Governança.

Buscando instigar novos conhecimentos e promover o desenvolvimento de formas inéditas de pensar o mundo, o CoopTalks Summit surge como um espaço para o compartilhamento de experiências e novas ideias.

O evento

O primeiro dia de palestras se iniciou com a apresentação de Douglas Ferreira, diretor de MundoCoop. Em sua abertura, foram destacados os pontos principais da realização do evento, e a importância de criarmos espaços para discutir ideias para o nosso futuro como sociedade.

Em seguida, o CoopTalks Summit iniciou o seu ciclo de palestras com a presença de Gui Rangel, Futurista e SXSW Speaker. Em sua apresentação “Olhando para o Futuro para Transformar o Presente”, Rangel destacou a importância de observarmos tudo que acontece à nossa volta, pois as ferramentas necessárias para pensar o pensar o futuro, já estão aqui. Ele ainda ressaltou a importância de organizarções – cooperativas ou não – entenderem e compreenderem as tecnologias existentes hoje, e como elas podem ser utilizadas para ajudar no nosso desenvolvimento como sociedade. Rangel concluiu sua fala destacando que, em um mundo onde a aceleração da mudança não para, é preciso repensar processos e práticas, de forma a intensificar a relação entre homem e máquina.

Dando continuidade ao evento, Rodrigo Casagrande – Professor em Governança e Sustentabilidade do ISAE – destacou a importância de fazer o bom uso de três letrinhas muito discutidas nos dias de hoje: o ESG. Em sua fala “ESG, a bola da vez e um caminho sem volta”, Casagrande levantou a importância de alinhar as organizações e cooperativas de hoje, com as expectativas de um mundo que espera mais sustentabilidade de suas organizações. Além disso, Casagrande fez questão de ressaltar o papel das questões sociais dentro do ESG, mostrando a importância de repensar velhas práticas para criar um ambiente mais igualitário, justo e livre de preconceitos.

Romeo Busarello, diretor de MKT e ambientes digitais da Tecnisa, iniciou a terceira palestra do dia com o tema “Tecnologia e estratégias de negócios”. Durante sua fala, o público do CoopTalks Summit pode ter contato com as transformações que a sociedade vem presenciando nos últimos anos, com uma intensa transformação de processos, que hoje tem como principal ativo os milhares de dados que produzimos diariamente. Busarello ainda destacou transformação da sociedade diante dos comportamentos que possuímos, com o desenvolvimento de uma cultura pautada em soluções digitais, e a compreensão de que há coisas mais importantes do que a propriedade. Para encerrar sua participação, Busarello ainda destacou a importância de se investir em educação, a chave para que possamos nos guiar para o horizonte, em busca de novas oportunidades.

O primeiro dia do CoopTalks Summit se encerrou com a participação de Eduardo Marostica, Professor PHD da FGV. Em sua palestra “Novos tempos, novas atitudes”, ele mostrou a importância de compreender pessoas para entender o mundo. Marostica destacou como é necessário entender que as tecnologias de nada valem, se não trabalharmos as pessoas que estão por trás de sua criação e uso. Em um segundo momento, ele ainda salientou como é indispensável que qualquer um, sejam cooperados ou não, tenha coragem de mudar pensamentos para que a mudança aconteça. Como destacou, é preciso fazer mais para que as mudanças que esperamos aconteçam. E elas partem de pequenos passos, e não de movimentos extraordinários.

Agradecimentos

A equipe de MundoCoop agradece a todos que acompanham o primeiro dia do CoopTalks Summit, assim como os nossos parceiros e patrocinadores. Para aqueles que não conseguiram acompanhar as palestras ao vivo, o evento pode ser conferido na íntegra em nosso canal do youtube.

Acompanhe a programação completa e se inscreva no site oficial do CoopTalks Summit.

Não perca os próximos três dias de CoopTalks Summit que vão acontecer de 30/06 a 02/07!

Venha conferir grandes nomes do mercado, discutindo temas relevantes para o futuro das cooperativas e da sociedade como um todo. Se você não se inscreveu, confira o evento ao vivo através do YouTube! Contamos com a sua presença.


Por Redação MundoCoop



Publicidade