Dia Internacional do Cooperativismo 2017 celebra a inclusão

Publicado em: 15 fevereiro - 2017

Leia todas


 

destaque_7

Em 1º de julho, o mundo cooperativista comemorará a inclusão. Nessa data, será celebrado o 95º Dia Internacional do Cooperativismo. O tema – divulgado pela Aliança Cooperativa Internacional (ACI) no final de janeiro – foi selecionado pela Comissão para a Promoção e Progresso das Cooperativas (Copac), atualmente presidida pela ACI, e norteará as comemorações da data em todo o mundo durante 2017.

O tema abrange os princípios cooperativistas de adesão democrática e aberta, gestão democrática e participação econômica dos membros. Além disso, complementa o eixo temático da Conferência Global da Aliança deste ano: “colocar para as pessoas no centro do desenvolvimento”, que será realizada em Kuala Lumpur, Malásia, entre os 15 e 16 de novembro de 2017. O comunicado da Aliança destaca que, “ao falar de inclusão, a ACI remete ao fato de as cooperativas proporcionarem um espaço de construção de comunidades melhores, que atendam às necessidades de todas as pessoas, independente de raça, sexo, cultura, origem social ou situação econômica”.

Como parte das comemorações, em meados de julho, durante o fórum com governantes para o desenvolvimento sustentável a ser promovido pela ONU para implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), a Copac responderá pela comemoração do Dia Internacional do Cooperativismo no âmbito das Nações Unidas.