Escolas de Negócios da Unicred SC/PR completam um ano

Publicado em: 12 janeiro - 2017

Leia todas


negocios

 

A educação é uma das regras de ouro do cooperativismo, com isso em mente o Sistema Unicred SC/PR oferece aos colaboradores a possibilidade de aprendizado constante. Ao proporcionar aperfeiçoamento profissional, as Escolas de Negócios, em atuação há um ano, geram retornos positivos também aos cooperados, qualificando ainda mais o atendimento.

Estruturadas para preparar profissionais e dirigentes para lidar com o dinamismo do mercado das instituições financeiras e cooperativas, as Escolas de Negócios transformam a educação em negócios para o Sistema. Vladimir Andrade Duarte, Superintendente da Unicred SC/PR, explica que são utilizados recursos financeiros do FATES das Cooperativas Filiadas e apoio do Sescoop SC e os módulos são especialmente preparados para atender as necessidades do grupo.

“As turmas contam com até 25 alunos, sendo que cada Escola possui pré-requisitos próprios que precisam ser comprovados no período das inscrições. Ao final de cada Escola os participantes apresentam um plano de ação de melhoria para sua unidade de negócio. Cada módulo conta com avaliação de aprendizagem antes e depois do evento, avaliação de reação, e atividade prática no local de trabalho”, explica.

Desde o lançamento, foram realizados 35 eventos de educação, totalizando mais de 12 mil horas de investimento em desenvolvimento. Ao todo, oito Escolas foram criadas, são elas: Escola de Crédito, Escola de SAF e Coordenadores Operacionais, Escola de Gerentes de Agência, Escola de Gerentes de Relacionamento Alta Renda, Escola para Executivos: Principal, Negócio e Administrativo, Escola para Conselheiros Fiscais e Administrativos, Escola de Grafoscopia e Escola para Certificação ANBIMA.

A metodologia usada, de acordo com Duarte, fomenta a intercooperação. “O cooperativismo nos ensina diariamente e uma das lições mais importantes é a de que com união podemos ir mais longe. Por isso, em sala de aula focamos muito na simulação e estudos de casos, debatendo com a turma e buscando soluções em conjunto”.