Fintech desenvolve solução focada em classes C e D

Publicado em: 29 novembro - 2016

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Uma conta-aplicativo que pode ser baixada em qualquer smartphone – inclusive pré-pago – foi desenvolvida no modelo fintech e permite pagar contas (boletos e concessionárias), fazer transferências e depósitos, recarregar celular de qualquer operadora e até Bilhete Único, e que soma, a essas possibilidades, um cartão de débito.

Essa é a conta ZUUM, resultado de joint venture da Telefonica Vivo e MasterCard – devidamente regulada pelo Banco Central do Brasil – em operação desde 2013 e que soma mais de 600 mil clientes, sendo que 150 mil, além do aplicativo, possuem o cartão, que permite saque pelo Banco 24 Horas, compras e pagamento de contas.

A meta até o final de 2017 – segundo Eduardo Abreu, diretor de Marketing da ZUUM – é chegar a mais de 1 milhão de clientes. “Estamos revolucionando a experiência do cliente em movimentar recursos financeiros no Brasil, contribuindo para a inclusão financeira desses brasileiros”, afirma o executivo, lembrando que hoje, de acordo com dados do Banco Central, há 50 milhões de pessoas desbancarizadas.

Por suas características, a conta Zuum é indicada para pessoas que não possuem conta em banco. Enquanto o cartão pode ser adquirido por R$ 14,90 no varejo (Walmart, Lojas Americanas e Pão de Açúcar, entre outros), pela internet, pelo aplicativo ou pela central de atendimento, a conta corrente pode ser aberta pelo site da Zoom diretamente pelo smartphone, e as únicas informações a serem fornecidas são número do celular com DDD, CPF nome e sobrenome. E mais: é possível fazer a carga do cartão Zuum em qualquer ponto de recarga Vivo com dinheiro e, se a pessoa tem conta em banco, pode fazer a transferência pelo site dos principais bancos brasileiros. Em caso de extravio do cartão, o bloqueio é pelo aplicativo, e na perda do smartphone, pela central de relacionamento com a Zuum.

A conta Zuum “garante segurança e controle, porque dá extrato, envia SMS por transação envolvendo depósito ou transferência, tudo gratuitamente. Só há custo para saque, por ser via Banco 24 Horas”, explica o diretor de Marketing, ressaltando que o produto – desenvolvido com base em modelos construídos pelas duas empresas nas Filipinas e na África – trabalha “a autoestima do consumidor, o empoderamento e a inclusão no sistema financeiro, resolvendo problemas do consumidor, que também passa a se sentir mais seguro por não ter de andar com dinheiro na carteira para pagar suas contar e fazer suas compras”. Há, ainda benefícios para quem é cliente Vivo: a cada pagamento de contas próprias ou de terceiros utilizando a Zuum, há bônus no celular ou em pacote de dados. Além disso, os correntistas Zuum participam do programa Surpreenda da MasterCard com o dobro dos pontos por transação.

Mesmo assim, Pessoas Físicas são apenas 40% do total dos clientes Zuum, ficando os restantes 60% com empresas como call centers, construtoras e empresas de mão de obra terceirizada, pois uma plataforma para folha de pagamento facilita o relacionamento de empresas com alta rotatividade de mão de obra e baixo salário com seus colaboradores. O diferencial, ressalta Abreu, é que “conseguimos abrir a conta rapidamente, sem burocracia”.



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