GV Agro: uma década de serviços ao agronegócio brasileiro

Publicado em: 16 novembro - 2016

Leia todas


agro

 

Centro de Pesquisas do Agroinegócio da Escola de Economia de São Paulo, da Fundação Getúlio Vargas, o GV Agro comemora seus 10 anos de atuação, com a finalidade de buscar a excelência no entendimento das principais questões ligadas ao agronegócio brasileiro, produzindo, como consequência, conhecimento relevante à sociedade brasileira e apoio às ações dos atores públicos, privados e do terceiro setor. A atuação é baseada nos princípios que norteiam a Fundação Getulio Vargas desde sua criação, de contribuir para o desenvolvimento do Brasil com excelência e inovação.

A última realização será lançada em 18 de novembro, em evento de comemoração da década de atividades. Trata-se de estudo com análise da atividade agroflorestal sustentável na Amazônia.

Coordenado pelo professor Roberto Rodrigues – engenheiro agrônomo, embaixador Especial da FAO para o Cooperativismo, ex-presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), ex-ministro da Agricultura e Doutor Honoris Causa pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) entre outros títulos e funções – o GV Agro, devido à sua estrutura e propósito, posiciona-se como um ‘think tank’ voltado ao agronegócio brasileiro e seu desenvolvimento. Como tal pretende participar da discussão da agenda de políticas públicas e privadas pertinentes ao setor. Para isso, é constituído por quatro grandes áreas de atuação que permitem, simultaneamente, atender a demandas específicas e criar equipes de trabalho complementares, possibilitando maximizar o conhecimento acumulado no centro de agronegócio.

·        GV Agro Pesquisa – Constituído por pesquisadores em dedicação integral, encarregados das atividades de rotina do centro, de pesquisa permanente e de coordenação de redes de pesquisadores, e por um grupo de pesquisadores associados, compostos por consultores e pesquisadores de outras instituições, que podem se integrar à pesquisa permanente e a projetos temporários que exijam competência específica, o GV Agro Pesquisa foi assim estruturado para atingir os níveis de flexibilidade e eficiência requeridos pelos diversos produtos do GV Agro. A definição dos temas que orientam as ações do centro decorre de demandas do setor produtivo, particularmente daqueles representados pelas associações empresariais, de membros da comunidade de pesquisa e da FGV-EESP.

·        GV Agro Comunicações – Responde pela revista Agroanalysis, publicação de grande circulação, voltada aos atores privados, públicos e do terceiro setor. Traz acompanhamento permanente de mercados e de indicadores de comércio, produtividade e aspectos gerenciais, assim como o tratamento de temas correntes de relevo ao agronegócio. Reúne, ainda, textos para discussão, resultados de pesquisas de livre acesso, com o objetivo de fomentar o debate e disseminar o conhecimento.

·        GV Agro Cursos – Objetiva responder à demanda do setor produtivo, auxiliando a Escola de Economia de São Paulo, no desenvolvimento de cursos de educação continuada voltados à contínua qualificação dos recursos humanos do agronegócio brasileiro. Atualmente, o GV Agro já desenvolve cursos de longa duração atendendo vários estados do país. Com a dupla finalidade de disseminar o conhecimento e aproximar os atores e pesquisadores envolvidos com o agronegócio brasileiro, o GV Agro realizará seminários temáticos, voltados à discussão dos assuntos de maior expressão conjuntural e, sobretudo, de longo prazo.

·        GV Agro Projetos de Consultoria – Disponibiliza para as empresas, ONGs e entidades governamentais sua expertise e capacidade de gerir redes de pesquisadores. Para tanto, o GV Agro abre espaço para realização, no âmbito da FGV Projetos, de projetos de interesse específico dessas organizações.