Inovar com cooperação: Confira o episódio final do Top Coopers Agro!

Publicado em: 26 novembro - 2020

Leia todas


Na última quinta-feira, 19 de novembro, foi ao ar o último encontro da série Top Coopers Agro, que reuniu importantes participantes e criou um debate grandioso em seu encerramento.

O 8º episódio se tornou mais um sucesso de audiência, batendo novamente uma média de 2800 pessoas acompanhando e interagindo virtualmente em diferentes plataformas, e cumpriu com a proposta de reunir os líderes das maiores cooperativas do ramo para debater gestão, inovação e perspectivas de futuro para o agronegócio brasileiro.

O evento contou com a participação do Presidente da Cooperativa MINASUL, Marcos Magalhães, do Presidente da Cooperativa COOCAFÉ, Fernando Romeiro de Cerqueira, e do Business Development Agribusiness Large Enterprise da Totvs, Sidney Regi Junior, como convidado especial. Além disso, o encontro foi mediado pelo diretor da MundoCoop, Luis Claudio Silva, e o palestrante, professor e especialista no tema, José Luiz Tejon.

O cooperativismo é o modelo de negócio do século XXI. Sem ele, daqui para frente, não existe projeto de estado e não existe possibilidade da reinicialização econômica do planeta terra”  – José Luiz Tejon

Entre todos os assuntos debatidos, o destaque foi para a visão inovadora do movimento. Para Fernando, quando a acessibilidade é pensada, é preciso que se pense também em cooperativismo. “Nós temos uma discrepância a nível de acessibilidade, tecnologia e informação no Brasil. Com regiões que são mais desenvolvidas que outras, somos nós que vemos a necessidade cotidiana dos cooperados”, disse.

Ainda, foi acrescentado que o cooperativismo é um dos maiores respostáveis por informar tecnologicamente e financiar as pessoas, duas das questões mais importantes para promover o desenvolvimento do país.

Já Marcos salientou que a cooperativa é uma entidade de fomento ao produtor, principalmente para acesso as tecnologias. “Um dos insumos do produtor é o crédito, mas, antes disso, podemos ajuda-lo da porteira para dentro”, acrescenta. Ou seja, com formação e informação, são as cooperativas que auxiliam desde melhorias estruturais das propriedades e produtividade até a comercialização e rentabilidade.

Inovar com cooperação é a especialidade do movimento cooperativistas, que tem se tornado um exemplo para o mercado como um todo. Para Sidney, a comunicação é a palavra chave a partir de agora. “No brasil, as empresas de tecnologia da informação e de software, por muito anos, estavam querendo abordar o agronegócio de uma forma individualizada e isso se torna complicado para o produtor que é pequeno, uma grande maioria no país. A tecnologia precisa fluir para o produtor através das cooperativas e grandes agroindústrias”, reforça.

Sidney também acrescenta que a chegada da tecnologia 5g vai transformar o cenário nacional. “O 5g vai possibilitar a inclusão digital de todos os pequenos produtores e isso para a cooperativa vai ser muito bom porque ela vai ter uma fidelização e aproximação com o produtor muito bom. A comunicação digital é fundamental”, conclui.

Além de muitas outras considerações a respeito desse assunto tão atual, a adaptação do planejamento estratégico das cooperativas em meio a pandemia foi compartilhada, incluindo cases inéditos de sucesso que foram essenciais para a permanência das atividades mesmo em meio a crise. Também foram discutidos assuntos como diversidade, intercooperação e futuro!

O Top Coopers Agro tem o apoio da Agroceres, Cresol, UPL, Phibro e Totvs.

Quer assistir o 8º episódio na íntegra? Clique aqui!

Lembrando que você também pode rever todos os episódio da série quando quiser! Assista aqui!


Sobre o Top Coopers Agro

Considerando a grande representatividade do agronegócio no PIB brasileiro (20%) e a ampla participação das cooperativas na alimentação da população do país (50%), a MundoCoop, buscando enfatizar a verdadeira importância do ramo agro, está com um novo projeto imperdível: o Top Coopers Agro.

Com a intenção de proporcionar um espaço para apresentar as visões e perspectivas de cada cooperativa, apresentando desafios e interpretações do presente e futuro para o setor, o Top Coopers Agro será um evento quinzenal, totalmente online, com um total de 16 presidentes das principais cooperativas agro no Brasil e trará 2 convidados por entrevista, criando um espaço de comunicação e troca de experiências.


Redação MundoCoop



Publicidade