Mercosul celebra 30 anos promovendo maior integração com cooperativas

Publicado em: 17 junho - 2021

Leia todas


O presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, participou nesta quarta-feira da comemoração dos 30 anos do Mercosul, organização internacional criada em 1991, constituída por Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, para adoção de políticas de integração econômica e aduaneira entre esses países, e tendo como associados Chile e Bolívia.

O evento também teve por objetivo debater os próximos passos da Reunião Especializada de Cooperativas do Mercosul (RECM). O presidente do Aliança Cooperativa Internacional para as Américas, Ariel Guarco, e da ex-presidente da entidade, Graciela Fernandez, e do Secretário Nacional de Agricultura Familiar e Cooperativismo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Fernando Schwanke, além de embaixadores da Argentina no Mercosul participaram da reunião.

A RECM é um organismo internacional ligado ao Mercosul, que visa promover a integração dos movimentos cooperativistas dos países do Cone Sul. A OCB é membro-fundadora da entidade, que está em funcionamento desde o ano de 2001. Durante o encontro institucional, foram debatidos o planejamento de atividades e a cooperação comercial entre as cooperativas dos dois países.

Segundo o presidente do Sistema OCB, Márcio Freitas, o objetivo de o Brasil fazer parte desse bloco é buscar, juntos com os órgãos governamentais e organizações representativas dos países do Mercosul, mecanismos de promover o comércio, a intercooperação e aproximação entre as cooperativas dos cinco países membros.

“Acreditamos que a RECM é um fórum adequado para fomentar o comércio entre as cooperativas do Cone Sul, propiciando a integração dos movimentos cooperativistas. Temos trabalhado para a harmonizar a legislação cooperativista nos países membros do Mercosul, o que deve contribuir com a construção de um cenário favorável a essas ações”, concluiu Freitas.


Fonte: Sistema OCB


Notícias Relacionadas:



Publicidade