Novos desafios, comunicação e futuro: conteúdo do 3º episódio do Top Coopers Agro está liberado

Publicado em: 28 agosto - 2020

Leia todas


Na última quarta-feira, 26 de agosto, aconteceu o terceiro episódio da série Top Coopers Agro, que traz quinzenalmente a presença de dois líderes das maiores cooperativas do ramo para debater gestão, inovação e perspectivas de futuro para o agronegócio brasileiro. O encontro ainda conta com a mediação do palestrante, professor e especialista no tema, José Luiz Tejon, e o diretor da MundoCoop, Luis Claudio Silva.

O episódio dessa série especial reuniu o Diretor Presidente da Frimesa Cooperativa Central, Valter Vanzella, e o Diretor Presidente da Cooperativa Agrária Agroindustrial, Jorge Karl, para um bate papo a partir de suas perspectivas a respeito do cooperativismo agro. Alcançando também a média de mais de 2700 pessoas acompanhando e interagindo virtualmente em diferentes plataformas.

Com a pandemia que o mundo enfrentou esse ano, uma das maiores preocupações foi em relação ao abastecimento de alimento, questão que foi garantia pela bela atuação dos produtores rurais brasileiros. “Mudou o modelo de distribuição porque as pessoas estão em casa, mas a importância se manteve. Hoje somos o grande produtor e exportador de alimentos e no brasil essa balança comercial é muito importante. As cooperativas têm a função de agregar valor nessa produção e isso tem trazido resultado tanto para economia local quanto para os produtores”, comentou Jorge.

Se reunirmos o movimento de cooperativas, formaríamos o maior negocio do mundo. Prosperar exige cooperação.

– José Luiz Tejon

Para Valter, o papel do cooperativismo no futuro é importante. “O mundo vai precisar de alimentos e o cooperativismo, que com o tempo verticalizou e expandiu, se tornou uma coisa muito mais expressiva do que se imagina há um século atrás”, acrescenta.

Falando em expansão e crescimento, Jorge destaca que as cooperativas viraram players em um mundo altamente competitivo e a verticalização agregou valor aos produtos que retorna para os colaboradores. “As cooperativas têm que estar preparadas para os movimentos que vão acontecer daqui para frente Os desafios são se adequar as mudanças do mundo e as novas gerações darem continuidade aos trabalhos”, afirmou.

Focar em atrair as novas gerações tem se tornado cada vez mais discutido e necessário. Nesse sentido, Valter reforça que aquilo que é promovido pela cooperativa é a grande oportunidade de interação entre as pessoas e esse envolvimento é o que tem dado sustentação a elas. “A cooperativa é forte quando tem um quadro social forte. Esse trabalho é o futuro da cooperativa. Precisamos criar um incentivo ao jovem participar e ocupar o espaço com uma cultura de participação. Sem a mobilização da base, da juventude e da família o cooperativismo pode não ter continuidade”, conclui.

Ainda foi discutido a relação da tecnologia com o movimento cooperativista, intercooperação, comunicação e o que esperar do futuro!

O Top Coopers Agro tem o apoio da Agroceres, Cresol, UPL, Phibro e Totvs.

Quer assistir na íntegra? Clique aqui


Sobre o Top Coopers Agro

Considerando a grande representatividade do agronegócio no PIB brasileiro (20%) e a ampla participação das cooperativas na alimentação da população do país (50%), a MundoCoop, buscando enfatizar a verdadeira importância do ramo agro, está com um novo projeto imperdível: o Top Coopers Agro.

Com a intenção de proporcionar um espaço para apresentar as visões e perspectivas de cada cooperativa, apresentando desafios e interpretações do presente e futuro para o setor, o Top Coopers Agro será um evento quinzenal, totalmente online, com um total de 16 presidentes das principais cooperativas agro no Brasil e trará 2 convidados por entrevista, criando um espaço de comunicação e troca de experiências.

Reveja também o episódio 01 e episódio 02 da série!

Próximo evento digital

No dia 10 de setembro às 17h, o TopCoopers Agro vai exibir seu debate exclusivo reunindo representantes de mais duas cooperativas influentes e gigantes dentro do cooperativismo e do agronegócio brasileiro.

Convidados:

  • Irineo da Costa Rodrigues – Diretor-presidente da Lar Cooperativa Agroindustrial
  • Adilson Roberto Fuga – Presidente Executivo da Capal Cooperativa Agroindustrial

Redação MundoCoop



Publicidade