Os novos caminhos de crescimento das cooperativas: confira no 6º episódio do Top Coopers Agro

Publicado em: 19 outubro - 2020

Leia todas


Alcançando uma média de 2800 pessoas acompanhando e interagindo virtualmente em diferentes plataformas, o 6º episódio do Top Coopers Agro foi ao ar na última quinta-feira, 08 de outubro, e marcou mais um sucesso de audiência para essa série tão importante para o cooperativismo brasileiro.

Com a proposta de reunir os líderes das maiores cooperativas do ramo para debater gestão, inovação e perspectivas de futuro para o agronegócio brasileiro, o novo episódio contou com a participação do Presidente da Cooperativa COMIGO, Antonio Chavaglia, do Presidente da Cooperativa CASTROLANDA, Williem Berend Bouwnman, e do Country Manager – Phibro Saúde Animal, Mauricio Graziani, como convidado especial. Além disso, o encontro foi mediado pelo diretor da MundoCoop, Luis Claudio Silva, e o palestrante, professor e especialista no tema, José Luiz Tejon.

A intensa presença das cooperativas no agronegócio brasileiro não é uma novidade para ninguém, mas além da forte atuação, elas também impulsionam mudanças importantes para o futuro do setor. “A COMIGO está cumprindo seu papel de ajudar o produtor e os pesquisadores. Isso representa um avanço muito grande que as cooperativas têm feito no Brasil inteiro”, comenta Antonio Chavaglia. Para ele, o cooperativismo vai continuar dando uma grande contribuição para o desenvolvimento sustentável e investimento no país, gerando cada vez mais riquezas.

Ainda discutindo sobre uma visão de tendências e mudanças, a inclusão da diversidade – principalmente de jovens e mulheres – foi muito bem delineada. Para Williem Berend, as gerações mais velhas são cooperativistas natos porque passaram por momentos difíceis e se organizaram em cooperativas, enquanto as gerações mais novas não possuem esse histórico de conflitos e, por isso, é preciso apresentá-los a essa essência do movimento. “Em todas as idades, principalmente já dentro da escola, montamos projetos e ideias onde eles sentem a essência do cooperativismo e resolvem possíveis problemas. Além disso, proporcionamos a capacitação e encontros para que o jovem conheça cada setor da cooperativa e facilite a atuação dele”, acrescenta.

“O Brasil não cabe no PIB que tem. O Brasil tem que crescer e triplicar esse PIB e com certeza o agronegócio que via arrastar esse crescimento” – José Luiz Tejon

Destacando as perspectivas futuras, Chavaglia abordou tanto as necessidades da COMIGO quanto do país para auxiliar no crescimento do setor. “Daqui 10 anos muita coisa tem que acontecer, principalmente em relação as ferrovias e estradas brasileiras. Nós temos condições de crescer. E acreditamos que a cooperativa vai crescer 50% na produtividade e aumento de área”, finalizou.

Já Williem fez questão de salientar os números grandiosos que a CASTROLANDA visa alcançar, mas, também, reforçar pontos muito importantes para todas as cooperativas daqui para frente. “Além de quantidade, temos que sempre estar buscando qualidade, cuidar do associado e da família do colaborador. Como cooperativas, temos como desafio que toda sociedade tenha oportunidades de trabalho, educação e desenvolvimento”, conclui.

O Top Coopers Agro tem o apoio da Agroceres, Cresol, UPL, Phibro e Totvs.

Quer assistir na íntegra? Clique aqui


Sobre o Top Coopers Agro

Considerando a grande representatividade do agronegócio no PIB brasileiro (20%) e a ampla participação das cooperativas na alimentação da população do país (50%), a MundoCoop, buscando enfatizar a verdadeira importância do ramo agro, está com um novo projeto imperdível: o Top Coopers Agro.

Com a intenção de proporcionar um espaço para apresentar as visões e perspectivas de cada cooperativa, apresentando desafios e interpretações do presente e futuro para o setor, o Top Coopers Agro será um evento quinzenal, totalmente online, com um total de 16 presidentes das principais cooperativas agro no Brasil e trará 2 convidados por entrevista, criando um espaço de comunicação e troca de experiências.


Redação MundoCoop



Publicidade