Lançado relatório ‘Inovação com Propósito no cooperativismo Financeiro’

Publicado em: 12 novembro - 2021

Leia todas


Foi lançado nesta semana o ‘Panorama da Inovação com Propósito no Cooperativismo Financeiro 2021’. Divulgado pelo Instituto Fenasbac, o relatório traz informações sobre o Sistema Cooperativista Nacional, coletadas através de pesquisa, e complementadas pelo Banco Central. 

Entre os destaques do relatório, estão as práticas de ESG, além dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), criados pela ONU. 

Durante o processo de composição, o relatório ouviu cooperativas financeiras singulares de todo o país, reunindo informações que ajudaram a compor um panorama sobre o cenário de inovação nas cooperativas. A lista das cooperativas que participaram do estudo pode ser conferida aqui

Desenvolvimento para o setor 

Para Lucila Simão, CEO do Instituto Fenasbac, o relatório ‘Reconhecimento: Inovação com Propósito no Cooperativismo Financeiro’ será uma importante ferramenta para as cooperativas desenvolverem. 

“O relatório representa uma referência segura e apoiada formalmente pelo Banco Central do Brasil, Sistema OCB e FGCoop para melhorar e desenvolver as suas práticas de gestão e, assim, conseguir inovar mantendo o seu diferencial competitivo no mercado que é o propósito, isto é, o cuidado com a comunidade”, ela destaca. 

Lucila ainda ressaltou que o mercado financeiro está passando por uma profunda transformação, e que daqui em diante, será preciso repensar velhos processos e pensar em novas soluções.

“Inovações disruptivas têm alterado profundamente as formas de prestação dos serviços financeiros, destruindo o que se conhecia antes e criando novos modelos de negócio, novos produtos e novos modos de prestação de serviços.

Nós no Instituto Fenasbac, identificamos que o Propósito do Cooperativismo é o diferencial competitivo para responder à competição do mercado”, destaca. 

Reconhecimento Inovação com Propósito 

Além de ser uma importante ferramenta para o cooperativismo brasileiro, o relatório ‘Reconhecimento Inovação com Propósito’ deve ser uma grande via para que o público conheça o setor. Segundo a Fenasbac, a ideia é que o estudo ajude as cooperativas a expandirem o seu alcance, sem deixar de lado os propósitos que os guiam. 

Para isso, a iniciativa contou com a presença massiva do setor, com sete sistemas de crédito presentes no relatório: Ailos, CrediSIS, Cresol, Sicredi, Sicoob, Unicred e Uniprime.

O estudo ainda contou com o patrocínio do Bureau Veritas, Sistema OCB e FGCOOP; além da parceria da MundoCoop e o apoio formal do Banco Central do Brasil. 

Impactos e o que vem a seguir 

Com o novo estudo agora nas mãos das cooperativas, é esperado que os próximos meses sejam de profunda análise e estudo para que os resultados ajudem efetivamente no crescimento do setor.

Neste contexto, Lucila destaca que o relatório será uma verdadeira base para que novas ações e estratégias sejam traçadas, de forma a melhorar os resultados do setor nos próximos anos. 

“O Modelo de Maturidade desenvolvido para o Modelo de Gestão permite à Cooperativa Financeira entender a maturidade atual da sua capacidade para inovar com propósito e vislumbrar qual é o próximo nível que ela deve buscar.  Assim, pela 1ª vez as Cooperativas Financeiras têm uma referência segura, um Modelo de Gestão validado, para se basearem e assim melhorarem a aplicação de seus recursos e esforços de gestão para inovar”, afirma. 

Com a ferramenta disponível, espera-se que as cooperativas possam, individualmente, buscar novas formas de se sobressair em um mercado cada vez mais competitivo, e assim, de destacaram frente a concorrentes que tem surgido nos últimos anos. 

“A melhoria individual das Cooperativas, do seu modelo de gestão e da sua capacidade para inovar com propósito é a melhor forma de causar uma melhoria sistêmica no setor, pois é nas Cooperativas Singulares que a inovação e o propósito se materializam”, ela conclui. 

A MundoCoop é parceira do estudo que contou com o patrocínio do Bureau Veritas, Sistema OCB, FGCOOP e apoio do Banco Central do Brasil

Por Redação MundoCoop


Notícias Relacionadas:



Publicidade