Plataforma cooperativa de cursos chegará a oito países

Publicado em: 04 maio - 2021

Leia todas


Na próxima quinta-feira, dia 6/5, o Sistema OCB será a peça essencial para uma ação de intercooperação envolvendo oito países de língua portuguesa. É que a instituição vai liberar o acesso de sua plataforma de cursos online – o CapacitaCoop, a todos os cooperados e dirigentes de cooperativas em Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. A iniciativa conta com a parceria da Organização das Cooperativas dos Países de Língua Portuguesa (OCPLP).

Para o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, essa é uma ação muito inspiradora e reforça o compromisso do Sistema OCB com o desenvolvimento internacional do cooperativismo. “Os cursos vão levar uma ampla gama de oportunidades de capacitação para países em que o setor cooperativo carece de apoio para o aprimoramento da gestão e liderança”, avalia o líder cooperativista.

A OCB tem sido apoiadora das organizações representantes de cooperativas em países de língua portuguesa há muito tempo e um exemplo é cooperação com Moçambique. Em 2009, a instituição iniciou o projeto de cooperação bilateral para a construção da Lei Nacional de Cooperativas e, em 2010, um PL inspirado na lei brasileira que institui as cooperativas – a 5.764/71 – foi aprovado por unanimidade pelo Parlamento Moçambicano.

“Além de uma conquista para as cooperativas moçambicanas, a lei também representou um avanço no diálogo dentro daquele parlamento, já que foi a primeira vez que um projeto de lei apresentado pela sociedade civil conseguiu a aprovação unânime”, lembrou Márcio Freitas, informando que essa parceria continua até os dias de hoje.

O evento de lançamento online do CapacitaCoop para os oito países lusófonos acontece nesta quinta-feira, às 9h.


Fonte: Sistema OCB


Notícias Relacionadas:



Publicidade