Sescoop/PE e Coomeb realizam capacitação para médicos que trabalham em emergências

Publicado em: 31 janeiro - 2017

Leia todas


cardio2

 

Profissionais da área da saúde que trabalham em diversos hospitais da Região Metropolitana do Recife (PE) estiveram reunidos, nos dias 28 e 29 de janeiro no Hospital Agamenon Magalhães, na zona Norte do Recife, local que recebeu o curso de Ventilação Mecânica e Vias Aéreas.

O intuito deles era de receber informações sobre novas técnicas do método de substituição da ventilação normal para os pacientes que chegam nos setores de emergências das unidades de saúde, possibilitando o aumentando das chances de êxito em meio ao trabalho médico. Cerca de 30 médicos participaram do evento. O curso foi promovido pela Cooperativa de Médicos do Brasil (Coomeb) em parceria com o Sescoop/PE.

O encontro foi uma troca de experiência entre os médicos e os tutores, que revezavam momentos teóricos com práticos. No momento de demonstrar a aplicação do conhecimento, bonecos hospitalares simulavam a ocorrência médica. As primeiras instruções aos médicos que se inscreveram no curso foram passadas pelo anestesiologista Ronaldo Souto. Logo no início da aula, ele chamou a atenção dos profissionais para o movimento do pescoço do paciente desacordado, que necessita de ventilação mecânica. Ronaldo aconselhou aos médicos a preencherem o espaço da cabeça entre a maca com toalhas, estendendo a cabeça até a altura do peito. Dessa maneira, a extremidade estará fixa e o pescoço alongado, dando ao médico um pouco mais de espaço para se trabalhar.

“Tudo isso é para salvo guardar a vida do paciente em estado crítico. Sabemos que no meio da emergência, onde o tempo pode significar a vida ou a morte, o médico acaba deixando de efetuar alguns procedimentos que podem aumentar as chances de sucesso. Então, nosso trabalho aqui é passar essas pequenas dicas, propagando o conhecimento, através da teoria com a prática”, relatou o anestesiologista. Além do posicionamento do pescoço, o profissional da medicina ainda trabalhou temas, como os princípios da fisiologia cardiorrespiratória, ventilação invasiva e não invasiva e o modo de verificação do funcionamento do aparelho de ventilação.