Sescoop/PE investe na formação de Assessores em Direito e legislação cooperativista

Publicado em: 16 novembro - 2016

Leia todas


sescoop

 

No dia 5 de novembro, o Sescoop/PE deu início ao curso de Assessores em Direito e legislação cooperativista. Durante 40 horas, o púbico receberá informações de como garantir que a cooperativa esteja funcionando de acordo com a lei e manter a ordem com a documentação, garantindo que o espaço esteja conforme a atuação de uma boa gestão organizacional. As aulas acontecem na Faculdade Marista.

O curso objetiva capacitar quem está quase concluindo, ou já é formado em Direito, nas competências essenciais à cultura do conhecimento nas cooperativas e, por isso, oferece ao público subsídios sobre o segmento cooperativista para acadêmicos e graduados no ramo do Direito. As aulas terão o poder de capacitar os participantes a atuarem em empresas cooperativas, abordando conhecimentos específicos que serão diferenciais no mercado de trabalho. Ao fim do curso, será feito um banco de dados com o nome de quem finalizou todo o módulo e, dependendo da disponibilidade de vagas, os profissionais serão indicados às cooperativas. Eles poderão atuar nas áreas de assessoria, consultoria e gestão das cooperativas.

Na aula de abertura, Malaquias Ancelmo de Oliveira, presidente do Sistema OCB/PE, e Frederico Joffily, vice-presidente do Sistema OCB/CE, falaram aos 25 participantes,

Oliveira ressaltou a importância da qualificação profissional permanente e o papel do cooperativismo e seus diferenciais. “O cooperativismo é o maior movimento econômico do mundo. Pessoas bem qualificadas e preocupadas na busca por mais conhecimento serão sempre bem-vindas. Hoje, existe uma grande preocupação em trabalhar de acordo com a lei. É nessa parte importante que nós entramos, quando instruímos e buscamos a legalidade das nossas operações”, explicou o presidente.

Joffily abordou a história do cooperativismo, os princípios e como ele foi se estruturando ao passar do tempo. Recomendou, também, aos presente, que  como  “não nascemos sabendo de tudo” e, por isso, “mesmo tendo-se certo domínio de algum assunto, é imprescindível achar que ainda não se sabe de nada. Isso tem um poder de causar uma inquietação e fazer com que possamos ir atrás de mais conhecimento. Só assim, nossa mente nunca ficará envelhecida”, contou o vice-presidente da OCB/CE, explicando que “a preocupação do Sescoop/PE em capacitar pessoas para as cooperativas está diretamente ligada à ação de promover a cultura das cooperativas e desenvolver esse sistema que só faz crescer. E o crescimento não pode ser desordenado. A entidade acerta nessa iniciativa, que logo deverá colher os bons resultados desse curso”.

As aulas são realizadas quinzenalmente, sempre aos sábados, até o dia 17 de dezembro.