Sescoop/SC programa novidades para ações de Promoção Social em 2017

Publicado em: 06 fevereiro - 2017

Leia todas


mundocoop_ultimas_do_setor_promocao_socialA área de Promoção Social do Sescoop/SC (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo em Santa Catarina) prevê mais de 200 ações para este ano. Estão programadas novas turmas para os programas Mulheres Cooperativistas e Jovemcoop, além de capacitação para novas cooperativas, escolas que aderiram ao Cooperjovem neste ano e também de novos professores das escolas que já participam do programa.  Em 2017, o Sescoop/SC também oferece ações inéditas, como os Encontros de Casais e o Dia C – Dia de Cooperar no Parque de Coqueiros, em Florianópolis, a ser realizado no dia 1º de julho.

O lançamento estadual do Dia C em Florianópolis está previsto para o dia 21 de março e deve reunir as cooperativas interessadas em inscrever projetos neste ano. Em 2016, 59 cooperativas realizaram ações de voluntariado e beneficiaram 48 municípios catarinenses. “Nossa expectativa é que haja um aumento de pelo menos 10% na participação das cooperativas em 2017”, revela Luiz Vicente Suzin, presidente do Sescoop/SC. Para incentivar a corrente da cooperação, o Sescoop/SC irá organizar uma ação que será realizada em parceria com cooperativas locais, no Parque de Coqueiros, em Florianópolis, com diversas atividades em prol da comunidade.

Outra novidade para este ano são os Encontros de Casais, que serão realizados na etapa da formação continuada do programa Mulheres Cooperativistas. Neste primeiro ano, 13 cooperativas serão beneficiadas, sendo 02 encontros para cada uma, com a participação das mulheres integrantes dos Núcleos Femininos e os seus cônjuges/companheiros. “Dessa maneira, queremos estreitar e fortalecer o vínculo do casal com a cooperativa, abordando questões sobre a essência do cooperativismo, relacionamento familiar, entre outros”, explica Suzin. Mais quatro novas turmas do Mulheres Cooperativistas também devem se formar em 2017. Estão previstas 32 ações para o programa.

 

Encontro Estadual de Mulheres poderá ter novos critérios de participação

Segundo Suzin, o Encontro Estadual de Mulheres Cooperativistas acontecerá em Florianópolis em outubro, mas haverá mudança no modelo de participação. “Atualmente, 30 cooperativas e mais de 900 mulheres participam do Encontro. Nós percebemos uma necessidade de ampliação do número de cooperativas e de participantes, mas temos diversos fatores limitantes que nos impedem de alcançar este objetivo. Sendo assim, discutiremos a adoção de alguns critérios de participação, visando possibilitar atender melhor às necessidades de todas as cooperativas”, reforça.

 

JovemCoop formará cinco novas Comissões

Com 98 ações em 2017, o maior número entre os programas de Promoção Social, o JovemCoop  (Programa Juventude Cooperativista) formará cinco novas Comissões Juvenis em cooperativas. Além dos nove módulos, com um total de 150 horas, o Sescoop/SC realizará encontros de planejamento do JovemCoop, com o objetivo de construir a identidade organizacional das seis Comissões Juvenis formadas no ano passado e definir, juntamente com a cooperativa, os projetos para 2017. “Dentro do planejamento serão inseridas também algumas ações institucionais, que serão realizadas em parceria com o Sescoop/SC, como as reuniões preparatórias para o 2º Encontro Estadual do Programa JovemCoop, que acontecerá no final de novembro, a Campanha Dia de Cooperar, além da formação continuada do programa”, comenta o presidente.

 

Programa Cooperjovem é ampliado em SC

Três novas cooperativas e 19 novas escolas começam a etapa de sensibilização do Cooperjovem neste ano.  Com a adição, o programa conta com 103 escolas e 30 cooperativas participantes. De acordo com Suzin, entre as 45 ações previstas para o programa estão: sensibilização das novas escolas, curso Educação para a Cooperação para novos professores e escolas do programa, formação de coordenadores do Cooperjovem, oficinas de danças circulares e jogos cooperativos, GEP (Grupo de Estudos Pedagógicos) e o 6º Encontro Estadual do Programa Cooperjovem.