O mundo das soluções digitais

Publicado em: 26 outubro - 2021

Leia todas


Estamos vivendo a era da tecnologia. Implementada pouco a pouco na última década, hoje as principais ferramentas que temos são baseadas nas facilidades do mundo digital. Essas novas soluções trazem praticidade, velocidade, capacidade de expansão dos negócios e vários outros benefícios. E no contexto das cooperativas, essa realidade não é diferente.

Como as cooperativas podem se beneficiar desta nova era? Afinal, a pandemia acelerou os processos, e adentramos uma era híbrida, onde o virtual e o presencial continuarão a se mesclar. Na próxima década, viveremos um mundo onde tais soluções serão cada vez mais indispensáveis – mesmo nos processos mais simples.

Para entender melhor o que é esse novo mundo de soluções digitais e como ele impacta as cooperativas, a MundoCoop conversou com exclusividade com o coordenador de inovação da cooperativa de TI Coopersystem, Frederico Bittencourt Guerra.

Confira a entrevista na íntegra!

MundoCoop: Nos últimos anos, a sociedade tem observado uma grande aceleração de seu desenvolvimento tecnológico. Quais fatores levaram à intensificação dessa transformação? No Brasil, esse fenômeno possui alguma característica específica? 

Estamos vivendo a Era Digital. O avanço das tecnologias disponíveis, o acesso a internet, consumidores cada vez mais exigentes e a velocidade da mudança nos inserem em um contexto cada vez mais volátil, incerto, complexo e ambíguo. Esse contexto segue o conceito do Mundo VUCA, que se caracteriza pela velocidade em que nossa sociedade atual evolui e se transforma. Saber lidar com estes cenários cada vez mais complexos e dinâmicos nos trará uma grande vantagem competitiva. No Brasil, o desafio é levar infraestrutura e inclusão digital, possibilitando a formação de competências necessárias para essa interação com a tecnologia e minimizar as burocracias. É um grande passo para otimizar os processos para oferecer soluções melhores para a sociedade.  
 

MundoCoop: O que são soluções digitais? Como elas ajudam no desenvolvimento da sociedade como um todo? 

Soluções digitais são ferramentas que fazem uso da tecnologia como meio para resolver um problema, otimizando o trabalho e aprimorando processos. A conectividade está cada vez mais presente em nossas vidas e as soluções digitais impactaram significativamente em prol da sociedade. Considero impactos positivos através de melhorias no estreitamento do relacionamento com os clientes, aumento da produtividade, agilidade nas tomadas de decisões, redução de custos e aumento do consumo. Essas soluções refletem no surgimento de novas oportunidades de negócios, influenciando diretamente no nosso dia a dia e impactando diretamente com novos hábitos dos consumidores. 

MundoCoop: Durante a pandemia o distanciamento social fez com que várias novas formas de nos relacionarmos surgissem. Quais soluções foram criadas durante este período e que devem se popularizar na sociedade da próxima década? Como essas soluções ajudaram a diminuir os impactos do período pandêmico? 

A pandemia nos trouxe desafios que nunca imaginávamos passar. Mudou e muito nossas vidas, principalmente nas rotinas nos dias de isolamento. O mundo precisou se adaptar para atender as novas necessidades e várias dessas soluções que surgiram durante a pandemia devem se perpetuar. A forma como você compra comida no seu restaurante favorito, assistir um filme que acabou de ser lançado, uma nova forma de realizar assembleias e reuniões virtuais, todas essas soluções vieram pra ficar. Um destaque que posso pontuar foi o exponencial crescimento nas soluções de videoconferência. Tais soluções ajudaram naquela conversa com amigos e familiares, reuniões de trabalho e até mesmo nas consultas médicas e terapias. Levaram as pessoas a encontrar na tecnologia novas formas de se relacionar que, apesar de existirem previamente, não tinham se popularizado e feito tanto sentido quanto fazem atualmente. 

MundoCoop: A Coopersystem é uma das principais cooperativas do Brasil a trabalhar no ramo de tecnologia. Quais trabalhos a cooperativa desenvolve para ajudar no desenvolvimento tecnológico das cooperativas? Quais os principais desafios identificados durante o processo de implementação dessas soluções nas cooperativas? 

A Coopersystem é pioneira em soluções inovadoras para cooperativas. Como exemplo, podemos citar o desenvolvimento de aplicativo para o 14º Congresso Nacional do Cooperativismo, onde, por meio da utilização de Presidentes de todas as cooperativas brasileiras, propiciou nitidamente a inclusão digital de muitos desses gestores, que não tinham familiaridade com ferramentas do gênero. 

Da mesma forma, logo no início da pandemia do COVID-19, a Coopersystem disponibilizou, em parceria com a OCB, a ferramenta Curia, desenvolvido para a realização de Assembleias on-line.  Essa ação possibilitou o cumprimento dos prazos legais para realização das Assembleias, sem, no entanto, expor seus participantes ao contato presencial, medida sanitária recomendada pelos órgãos da Saúde. Dado o sucesso da ferramenta, atualmente uma enorme parcela de cooperativas e outras associações vem utilizando o Curia, seja para assembleias totalmente digitais, seja para eventos híbridos. 

MundoCoop: Como as soluções digitais podem ajudar as cooperativas a expandir o seu alcance? De que forma essas ferramentas ajudam a trazer o cooperado para dentro do ambiente do movimento? 

As soluções digitais vêm transformando nossa forma de produzir, comercializar e fazer negócios. Reduz custos, otimiza processos e traz mais valor aos nossos produtos e serviços. As ferramentas trazem um impacto positivo na vida dos cooperados sendo uma aliada estratégica garantindo sustentabilidade do negócio e um papel de destaque no mercado cada vez mais exigente.

MundoCoop: De olho no futuro próximo, quais devem ser as tendências do mercado de soluções digitais? Como essas tendências irão transformar o ambiente das cooperativas? 

Desde a chegada do 5G que vem para impulsionar ainda mais a utilização da internet trazendo mais velocidade ao processamento dos dados, a inteligência artificial, tecnologias de tratamento e análise de dados impulsionam a transformação digital para que seja uma aliada poderosa nessa jornada de crescimento. No meu ponto de vista, no ramo cooperativista não será diferente, o que precisamos explorar é nossa vantagem competitiva que preconiza um jeito de empreender colaborativo, utilizando a tecnologia como um meio e nossos cooperados como protagonistas dessa história. 


Por Leonardo César – Redação MundoCoop


Confira outras entrevistas:



Publicidade