O mundo do gerenciamento de dados. Sua cooperativa está preparada?

Publicado em: 11 junho - 2021

Leia todas


O mundo se tornou um emaranhado de dados que trafegam diariamente. Se no início dos anos 2000 esse compartilhamento se limitava aos computadores de mesa, hoje praticamente tudo que fazemos acaba gerando um dado que será transmitido através de nossos computadores, celulares, relógios, assistentes inteligentes e até mesmo, fones de ouvido. No mundo em que vivemos hoje, é impossível não deixar uma pegada digital. 

Nas cooperativas, os dados estão presentes de forma onipresente. São informações sobre os milhares de cooperados, processos internos e externos, resultados das produções e outros tantos que viajam do campo para a cidade graças à conexão existente nos dias de hoje. Sendo componentes essenciais para o funcionamento dos processos, incluindo em tomadas de decisão, os dados são um bem que precisa ser protegido. Com tantas informações a serem gerenciadas, você já se perguntou se a sua cooperativa está pronta para lidar com o tráfego cada vez maior dessas informações? 

Em entrevista exclusiva para a MundoCoop, o Gerente Geral da Commvault para América Latina, Bruno Lobo, fala sobre a importância de se dedicar tempo e investimentos para o gerenciamento e o armazenamento de dados, além de esclarecer os motivos que devem colocar esse tema como um dos tópicos essenciais de qualquer cooperativa. 

Confira a entrevista na íntegra: 

MundoCoop: Estamos em uma Era onde a maior parte dos processos ocorre de forma online. Quais os desafios diante desse aumento exponencial do volume de dados compartilhados todos os dias? 

Fragilidade/ fator humano: sempre terá alguém responsável por acessar os dados, então qualquer descuido que aconteça, permitirá que o sistema seja invadido/ hackeado. Uma das vulnerabilidades são os malwares que podem atacar um banco de dados tanto por dentro do sistema, quanto por fora. As senhas de fácil dedução e os acessos com permissão além do necessário também permitem que o banco de dados seja invadido, seja por ferramentas que disseminam vírus quanto por aquelas que são automáticas, criadas para detectar e se aproveitar das vulnerabilidades do banco de dados. 

MundoCoop: Com o aumento de dados online, o número de ataques cibernéticos também viu um crescimento. Num mundo baseado em dados, como garantir a segurança das informações compartilhadas? 

É importante que a empresa adote algumas práticas, como a governança corporativa e uma boa política de segurança da informação, o treinamento constante dos usuários, a segurança de redes Wi-Fi, a proteção de dados na nuvem, a segurança de dispositivos móveis, além de testes e atualizações constantes. 

MundoCoop: Por que é essencial que as cooperativas dediquem uma atenção especial para o âmbito do gerenciamento de dados? Quais benefícios podem ser esperados com o investimento nessa área? 

O gerenciamento de dados é um processo baseado em coletar, validar, armazenar e garantir a segurança dos dados para poderem ser transformados em informações úteis. Decisões importantes fundamentadas em dados crus pode ser muito perigoso, por isso deve-se ir além e analisar cada detalhe da base de dados para qualificar o processo de tomada de decisões, que não deve ser realizado de maneira precipitada. Quando todas as informações estão organizadas e devidamente armazenadas, de forma integrada e ordenada, arquivos como projetos, balanços financeiros, prospecções de vendas e outros documentos importantes são encontrados com maior facilidade no sistema toda vez que você precisar analisá-los. 

Os benefícios são inúmeros. Entre eles o aumento da produtividade de profissionais internos e externos; melhora da qualidade de serviços e produtos; realização de objetivos e metas empresariais com mais facilidade; diminuição do tempo necessário para a execução de rotinas operacionais; eliminação de tarefas repetitivas por meio do aumento da automação interna; a redução de custos operacionais; o aumento da transparência; a eliminação de processos burocráticos; a maior flexibilização operacional; o aumento da capacidade de resposta a mudanças no mercado; ganho de market share por meio da melhora da competitividade; redução dos custos ambientais de toda a cadeia operacional e o aumento da segurança e diminuição do número de acidentes. 

MundoCoop: O que é SaaS e como ele funciona? 

Software como serviço, do inglês Software as a Service, é uma forma de distribuição e comercialização de software. No modelo SaaS, o fornecedor do software se responsabiliza por toda a estrutura necessária à disponibilização do sistema, e o cliente utiliza o software via internet, pagando um valor pelo serviço. 

MundoCoop: Recentemente a Commvault anunciou a expansão de seu portfólio de serviços de gerenciamento de dados. O que é, e como funciona essa nova ferramenta? 

A expansão ocorreu em dois pontos: o primeiro é a introdução do Metallic Backup para Microsoft Dynamics 365, que dará para os clientes a possibilidade de suporte para todas as três nuvens da Microsoft (MS Dynamics 365, MS Office 365 e MS Azure. O segundo ponto de expansão seria a adição do HyperScale X for Metallic, que é um alvo de armazenamento local e totalmente integrado e escalável para backup Metallic, e oferece opções para a proteção de dados em nuvem híbrida. Com essas ofertas expandidas, os clientes terão ainda mais flexibilidade para compreender os benefícios do backup fornecido pelo SaaS, em qualquer lugar e a qualquer momento. 

MundoCoopO movimento cooperativo tem contato diário com dados de diversas origens, incluindo de seus milhares de cooperados. Qual o impacto de uma plataforma dedicada a isso, no dia a dia das cooperativas? 

Podemos ajudar na proteção de dados (backups) dos computadores servidores, desktops e notebooks, garantindo a recuperação dos dados em caso de falha humana, desastres naturais ou acidentais, ataques de hackers ou recuperação de arquivos para fins legais. 

MundoCoopQuais as perspectivas para o futuro da armazenagem de dados? Há espaço para mais inovação nesse campo? 

Hoje, o ativo mais valioso de uma empresa são os dados que elas armazenam. Com isso, podemos esperar evoluções constantes de ferramentas que visam a segurança e uma governança de dados cada dia mais protocolada e voltada para impedir que aconteçam ataques cibernéticos – vimos um aumento exponencial de cybercrimes com a chegada da pandemia. A adoção da nuvem, por exemplo, é uma das tomadas de decisão mais coerentes, contudo é difícil combinar a flexibilidade, escalabilidade e outros benefícios da nuvem, o que gera uma necessidade maior de compreensão, sincronização e renovação dos processos e aplicativos da empresa que ainda não são nativos da nuvem. Investimento no desenvolvimento dos times de DevOps e o Backup as a Service (BaaS) também estão incluídos nos planos das empresas, principalmente aquelas com uma grande armazenagem de dados. 


Por Leonardo César – Redação MundoCoop 


Notícias Relacionadas:



Publicidade