Alunos das Ciências Agrárias da UFPR fundam cooperativa

Publicado em: 09 julho - 2021

Leia todas


Um grupo de 32 estudantes das Ciências Agrárias da Universidade Federal do Paraná se organizaram e fundaram uma cooperativa, a Coopagrarias. A assembleia de fundação aconteceu no dia 10 de maio de forma online e durante a assembleia foi constituida sua primeira diretoria. O acadêmico Murilo Radloff Barghouthi, do curso de Engenharia Florestal, é o presidente, e Daniel de Queiroz Barbosa, do curso de Agronomia, o vice-presidente, além dos diretores e vogais. 

A iniciativa nasceu na disciplina de Associativismo e Cooperativismo, ministrada pelo professor Gilson Martins, do Departamento de Economia Rural e Extensão, que atuou como tutor dos alunos.

“A Coopagrarias tem por objetivo trazer um desenvolvimento acadêmico e profissional mais integrado para os estudantes do Setor de Ciências Agrárias através de uma experiência com o cooperativismo”, explica Murilo. 

“Unindo esforços de vários estudantes cooperados, espera-se trazer benefícios aos universitários através da oferta de estágios, programas de trainee, formação de um banco de talentos, cursos de softskill, eventos técnicos, oficinas e outros benefícios”, acrescenta Daniel.

Atualmente a Coopagrarias tem 43 cooperados dos cursos de Agronomia, Engenharia de Aquicultura, Engenharia Industrial Madeireira, Engenharia Florestal e Zootecnia.

A missão da cooperativa é promover economicamente o cooperado, através do desenvolvimento interdisciplinar gerando oportunidades e habilidades, conectando-o com o mercado através de uma experiência no cooperativismo.

Visão: ser referência em integração e direcionamento dos cooperados para oportunidades profissionais e de aprendizado até 2022. 

E os nossos valores são: criatividade e inovação, empreendedorismo, sustentabilidade, excelência em serviços, cuidado, valorização e desenvolvimento do cooperado. 

A sede fiscal da Coopagrarias vai funcionar na R. Prof. Nilo Brandão, 551, no Bairro São Lourenço, em Curitiba, no mesmo endereço da Associação de Engenheiros Agrônomos do Paraná, parceira do projeto. Ajudaram também no processo de constituição o Sistema Ocepar, o cooperativista Paulo Roberto Stoberl, o Centro de Economia Aplicada, Cooperação e Inovação no Agronegócio do departamento de Economia Rural e Extensão da UFPR.


Fonte: Coopagrarias UFPR


Notícias relacionadas



Publicidade