BC amplia base de clientes de Instituições Financeiras por Índice de Reclamações

Publicado em: 23 agosto - 2016

Leia todas


A base de clientes das instituições financeiras que compõem o Ranking de Reclamações será ampliada, em decorrência da maior cobertura do Sistema de Informações de Crédito (SCR).

Segundo divulgação do Banco Central, desde 30 de junho, o SCR passou a contemplar informações de clientes cujas operações forem iguais ou superiores a R$200. Anteriormente, a referida base alcançava informações sobre depositantes e tomadores de crédito a partir de R$ 1 mil.

Com o aperfeiçoamento, a base de clientes aproxima-se ainda mais da totalidade das operações das instituições financeiras, com elevação de 150 milhões de operações de crédito e mais de 40 milhões de clientes, o que agregará maior consistência técnica ao índice de reclamações. Consequentemente, o critério para segmentação das instituições financeiras que participam do ranking aumentará de 2 para 4 milhões de clientes, por instituição, o que continuará permitindo a comparação de dados de grupo de instituições financeiras que, em conjunto, respondam por mais de 90% da base de clientes do sistema financeiro.

Em função destas mudanças, o ranking passa a ser divulgado com periodicidade bimestral. O próximo ranking será publicado no dia 15 de setembro de 2016, contemplando a data-base julho/agosto.



Publicidade