Confiança do cooperado leva Cooxupé a bater recorde de recebimento de café em 2020

Publicado em: 04 dezembro - 2020

Leia todas


Cooperativa de Minas Gerais comemora marca histórica de mais de 8 milhões de sacas

A confiança dos 15.800 cooperados da Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé conferiu à Cooxupé o maior recebimento de café de toda sua história, que completa 88 anos de cooperativismo regional e 63 anos de atividades voltadas somente para o negócio café. Em 2020, a cooperativa mineira recebeu 8.1 milhões de sacas de café verde tipo arábica. 

O recorde, de acordo com o presidente da Cooxupé, Carlos Augusto Rodrigues de Melo, é resultado de um constante trabalho que vem sendo realizado em união com os cooperados e, principalmente, a confiança do produtor junto à cooperativa. “É um trabalho que estamos construindo ao longo dos anos, gerando uma relação de confiança cada vez mais fortalecida entre Cooxupé e cooperados. Mesmo em um ano de pandemia, em que os desafios foram e ainda são muitos, nosso produtor acreditou, se dedicou e esteve unido ao nosso trabalho, permitindo este recebimento histórico. Esta comemoração – marcada por reconhecimento e muita gratidão – é de nós todos: Cooxupé, cooperados, parceiros e colaboradores”, destaca Melo. 

O recebimento total de 8.1 milhões de sacas supera as expectativas da cooperativa divulgadas no início do ano (7.1 milhões). Somente de seus cooperados, a Cooxupé esperava receber 5.6 milhões de sacas diante de uma produção de 10.3 mi. “Recebemos 1.1 milhão a mais de sacas dos nossos produtores associados, superando nossas expectativas. Se a Cooxupé fosse um país produtor de café, essas 8.1 milhões de sacas nos colocariam em quinto lugar no mundo todo”, pontua Melo. 

Segundo o presidente, da mesma forma que a entrada do café foi grande neste ano de bienalidade alta, a comercialização na cooperativa também ocorreu no mesmo ritmo. “80% deste café já estão vendidos, atendendo às demandas dos nossos clientes internacionais. A cooperativa exporta para mais de 50 países. Desta forma é válido ponderar que os estoques da Cooxupé não estão altos nem mesmo com esta quantidade significativa de recebimento. Recebemos muito, mas comercializamos muito também”, afirma Melo. Até o momento a Cooxupé realizou o embarque de 5.097 milhões de sacas de café para os mercados brasileiro e internacional. Com sede em Guaxupé/MG, a Cooxupé atua no Sul e Cerrado de Minas Gerais e no Vale do Rio Pardo, conhecido como a média mogiana do estado de São Paulo.


Fonte: Imprensa Cooxupé


Notícias Relacionadas



Publicidade