Cooperados participam de campanha para doação de sangue

Publicado em: 16 junho - 2021

Leia todas


O Dia Mundial do Doador de Sangue é celebrado em 14 de junho e, para marcar a data, a Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) realizou uma campanha convidando os empregados da Copagril para realizar a doação de sangue. No dia 12 de junho, 16 trabalhadores de setores diversos da cooperativa participaram da caravana rondonense para doação no Hemocentro Cascavel, banco de sangue que atende toda região oeste do Paraná.

A Associação Sangue Bom, de Marechal Cândido Rondon (PR), contribuiu com transporte e agendamento para a doação. “O assunto foi abordado em uma de nossas reuniões da Cipa, contatamos a Associação para a parceria e enviamos o convite para os e-mails dos empregados. Ficamos muito felizes porque houve uma ampla adesão, inclusive com mais um grupo agendado para doação”, explica Vanderlei Kracke, presidente da CIPA na área administrativa da Copagril.

Entre o grupo de doação do dia 12 estava Fabiana Kasper Brand, Assistente Contábil Fiscal da Copagril. Ela doou sangue pela primeira vez e ressaltou que é um ato de amor. “Atos de solidariedade sempre foram muito presentes em minha família, ocorrendo das mais diferentes formas e a doação de sangue é uma delas. Dessa forma sempre tive inspiração em ajudar aos outros, onde todos dias há alguém que precisa de nós e a sensação de ajudar o próximo é satisfatória. Fazia muito tempo que queria doar, mas faltava aquele empurrãozinho e com a iniciativa da Copagril isso foi possível. Acima de tudo a doação de sangue é um ato de amor, podendo salvar até quatro vidas, ajudar o próximo nos faz bem e não custa nada”, lembra Fabiana.

Vanderlei explica que os 16 doadores são de vários setores como área administrativa, Centro de Distribuição, Transcopagril, Indústria de Óleos, Unidade Industrial de Rações, Loja Agropecuária, entre outras áreas. “Está agendada mais uma doação com a parceria da Associação Sangue Bom no dia 17 de julho. Ainda temos vagas, todos que puderem são convidados e participar deste lindo gesto do bem”, completa Vanderlei.

O Dia Mundial do Doador de Sangue foi criado por iniciativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2014 e tem por objetivo homenagear a todos os doadores de sangue e conscientizar os não-doadores sobre a importância deste ato, que é responsável pela salvação de milhares de vida.

Podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos e que estejam pesando mais de 50 kg. Além disso, é preciso apresentar documento oficial com foto e menores de 18 anos só podem doar com consentimento formal dos responsáveis.

Pessoas com febre, gripe ou resfriado, diarreia recente, grávidas e mulheres no pós-parto não podem doar temporariamente.

O procedimento para doação de sangue é simples, rápido e totalmente seguro. Não há riscos para o doador, porque nenhum material usado na coleta do sangue é reutilizado, o que elimina qualquer possibilidade de contaminação. Uma pessoa adulta tem, em média, 5 litros de sangue. Em cada doação, o máximo de sangue retirado é de 450 ml.


Fonte: Imprensa Copagril


Notícias Relacionadas:



Publicidade