Cooperativa amplia abrangência do seu programa de inovação

Publicado em: 11 novembro - 2021

Leia todas


Mudanças no Cocamar Labs criam estrutura mais abrangente, que engloba melhoria contínua, qualidade e inovação

A Cocamar Cooperativa Agroindustrial foi fundada em Maringá, em 1963, por 46 produtores de café com o objetivo de organizar a produção, estocar e beneficiar o produto. Hoje, mais de cinco décadas depois, está no seleto rol das mil maiores empresas do Brasil, ocupando a posição 145 no ranking Valor 1000. São aproximadamente 15 mil associados e 87 unidades operacionais espalhadas em um raio de até 300 quilômetros de Maringá.

Hoje, a cooperativa tem atuação diversificada, produzindo e beneficiando soja, milho, trigo, café e laranja. Suas principais atividades agroindustriais são esmagamento de milho, produção de fios, envase de óleos, produção de bebidas, produção de maioneses e molhos, além da moagem de trigo.

Principalmente na última década, a Cocamar apostou em programas de qualidade e melhoria contínua como um dos pilares de sustentação de seu crescimento. Programas como o Kaizen foram responsáveis por democratizar a melhoria contínua e inovação incremental de processos na cooperativa, permitindo que os colaboradores, de forma rápida, implementassem, com autonomia, mudanças em situações de rotina. O Kaizen começou a ser implantado em algumas áreas da cooperativa em 2010 e deu tão certo que, em 2015, se tornou um programa corporativo, ativo em toda a cooperativa.

Outro programa que ganhou notoriedade na Cocamar ao longo dos anos é o Lean Six Sigma, este mais focado em projetos estratégicos e de maior complexidade.

Esse DNA de melhoria contínua é um dos responsáveis por colocar a Cocamar, há anos, como uma das maiores companhias do agronegócio.

DESAFIOS

Apesar de seu sucesso com programas de melhoria contínua e qualidade para a promoção da inovação incremental e de processos, a Cocamar viu a necessidade de se aproximar da inovação disruptiva e da transformação digital. Foi então que em 2018 iniciou a estruturação do programa de inovação Cocamar Labs.

O Labs surgiu inicialmente como uma célula da cooperativa focada na inovação disruptiva e transformação digital. O objetivo era interagir melhor com os ecossistemas de inovação, promover o relacionamento com startups e a inovação aberta.

Inicialmente, o Labs não abarcava os programas já ativos de melhoria contínua da cooperativa, que operavam em estruturas separadas. A Cocamar, no entanto, logo percebeu que estes programas poderiam ser importantes aliados do Labs. A cooperativa, então, decidiu promover uma reestruturação em seus programas.

DESENVOLVIMENTO

A reestruturação promovida pelo Cocamar Labs adotou uma visão mais abrangente da inovação, levando para o guarda-chuva do Labs os programas de melhoria contínua já ativos na cooperativa. Estes programas já eram bem conhecidos e praticados pelos colaboradores.

O objetivo era que a incorporação dos programas ajudasse a desmistificar a inovação, mostrando que ela pode ter a participação de todos e ser um desdobramento natural do que a cooperativa já vinha fazendo. Isso tudo sem desacelerar as iniciativas iniciais do Labs de promover a inovação disruptiva, transformação digital e relacionamento com os ecossistemas de inovação, que continuaram ativos por meio da célula Projeto Inovação (PI).

A imagem mostra como ficou a reorganização dos programas. Ao lado esquerdo, tudo que ficou sob o guarda-chuva do Labs, descrito a seguir:

  • Projeto Inovação – Iniciado em 2018, é a célula responsável por buscar soluções existentes no mercado, observar tendências e se relacionar com o ecossistema de inovação. Sempre com foco em inserir estas inovações na cooperativa para aumentar a rentabilidade dos cooperados. Esta era a célula inicial e única do Cocamar Labs antes da reestruturação e incorporação dos programas de melhoria contínua.
  • Kaizen 1 – Neste programa, colaboradores sugerem soluções para situações da sua rotina, com autonomia para implantá-las. Todos os trabalhadores da cooperativa hoje são impactados pelo programa. 
  • Kaizen 2 – É destinado às melhorias de maior complexidade, que exigem um estudo mais detalhado para acontecer. Até 2019 foram 285 projetos finalizados.
  • LSS (Lean Six Sigma) – Programa focado em projetos de nível estratégico e alta complexidade, que buscam a redução de desperdícios, a melhoria contínua e otimização dos processos da cooperativa a partir de uma análise estatística. O objetivo é aumentar a rentabilidade e satisfação dos cooperados. Em 2019 foram 147 projetos dentro deste programa. 
  • PMO (Project Management Office ou, em português, Escritório de Gerenciamento de Projetos) – Atua no eixo estratégico para a excelência organizacional, visando melhorar as práticas de gestão da governança, liderança e mudança estratégica na cooperativa. Iniciado em 2018, gerencia dois projetos: Implantação do CRM Cocamar (2018/2019) e Orçamento Base Zero (2019/2020).

Quanto à estrutura, o Cocamar Labs é formado por cinco profissionais que cuidam da gestão geral dos cinco programas e organizam a aprovação e gestão dos projetos. Já a operacionalização dos projetos é realizada pelas verticais de negócio responsáveis.

Os projetos seguem o fluxo de aprovação e execução mostrados na imagem abaixo. O primeiro passo é identificar as dores de negócio de cada vertical e estruturar um projeto, dentro de um dos cinco programas, para resolvê-las. O orçamento é arcado pela vertical de negócio responsável por liderá-lo.

Assim que o projeto está estruturado, ele é enviado a um comitê interdisciplinar para aprovação. Se aprovado, ele passa para a etapa de pré-incubação. Em seguida, os líderes do projeto realizam um pitch para a superintendência responsável e o comitê de inovação. Caso aprovado, ele começa a ser executado como piloto.

RESULTADOS

Todos os cinco programas inseridos no Cocamar Labs tiveram entregas consistentes nos últimos anos. Dentre as mais ligadas a transformação digital e relacionamento com o ecossistema de inovação, destacam-se as seguintes:

Renovação do aplicativo Cocamar – O objetivo do app é criar um ambiente virtual de relacionamento com o cooperado. Em 2019, ele foi totalmente reformulado, melhorado e ampliado. Entre suas principais funcionalidades, oferece acesso a informações como cotações do dia, diário do produtor, saldo com a cooperativa, classificados e realização de vendas.

Relacionamento com Ecossistema de Inovação – Seguindo a proposta de se relacionar com o ecossistema de inovação, a Cocamar conta atualmente com sete startups prestando serviços à cooperativa. Entre elas: NeoField (sonda de monitoramento da propriedade rural), Agrian (agricultura digital a partir de imagens de satélite) e Flugo (gestão de filas na Transcocamar). A cooperativa também é mantenedora de dois ambientes de inovação: um em Maringá, com a aceleradora Evoa; e o Hub.IA, com o Senai, em Londrina. O projeto-piloto do CRM para cooperados e o e-commerce (Shopping Cocamar) surgiram a partir da imersão nestes ambientes.

Espaço Cocamar Labs

A Cocamar também inaugurou um espaço próprio de inovação dentro de sua administração central, em Maringá. Uma área destinada à troca de experiências, aprimoramento de ideias e aprofundamento na inovação.

PRÓXIMAS INICIATIVAS

A Cocamar em 2020 entra em uma nova etapa do seu planejamento estratégico, que compreenderá o ciclo 2020-2025. Os próximos passos do Cocamar Labs seguirão as diretrizes desse planejamento estratégico, representado por meio de projetos de inovação executados pelas verticais de negócios.

A perspectiva é seguir o relacionamento com o ecossistema de inovação, a promoção da cultura de melhoria e inovação em toda a cooperativa e com o processo de transformação digital.


Fonte: Inovacoop


Notícias Relacionadas:



Publicidade