Cooperativa beneficia centenas de pessoas com ações do Dia de Cooperar

Publicado em: 12 julho - 2021

Leia todas


A cooperação em nome do cuidado é o que caracteriza o Jeito de Cuidar Unimed. No mês em que comemora-se o Dia do Cooperativismo (3 de julho), juntamente com o Dia C, Dia de Cooperar, ações em benefício da sociedade levaram alegria, calor e alimento a centenas de pessoas, mostrando que a nossa força e a sua força são capazes de muita solidariedade.

Para a Unimed Cascavel, o Dia de Cooperar é de segunda a segunda, 365 dias por ano, mas o mês de julho é ainda mais especial para colocar em prática as ações do cooperativismo em prol da sociedade.

As festas típicas desta época do ano foram o tema de uma festa solidária em que o público se divertiu em casa, com os quitutes entregues pela cooperativa de saúde às crianças do Eureca I, no bairro Interlagos. Mais de 180 kits com cachorro-quente, pipoca, doces, máscaras contra a Covid e um jogo de memória foram entregues a 120 famílias assistidas pela entidade. A festa teve o patrocínio do Sindicato Rural e da Uniprime e contou com doações feitas pela rede de supermercados Irani, Corplife, Maçã Verde e Associação Comercial e Industrial de Cascavel (Acic). Além disso, foi indispensável poder contar com a ajuda de colaboradores voluntários da Unimed e de profissionais do Eureca.

Jocélia de Souza levou as guloseimas para os três filhos. “A gente fica muito feliz porque a criançada adora e, com essa crise, a gente não pode comprar. Nós, adultos, também ficamos até mais animados por ver a alegria deles”, conta a dona de casa.

Mais de cem famílias que contam com a assistência da Pastoral da Criança da Paróquia Nossa Senhora do Consolata foram beneficiadas pelas ações solidarias da Unimed Cascavel em Cafelândia. A cooperativa doou 375 itens de higiene (álcool, água sanitária, sabonete, creme dental, papel higiênico e sabão em pó).

“As doações recebidas foram destinadas às famílias atendidas e que vivem em situação de vulnerabilidade social para suprir as necessidades básicas delas. O recebimento das doações é de suma importância, ainda mais no momento em que estamos vivendo. Agradecemos à Unimed por essa ação.” – Bruna Batista, coordenadora da Pastoral da Criança de Cafelândia.

Em Ubiratã, a Unimed contou com a parceria da Associação Comercial (Aceu), Unitá, Sicredi, Sicoob, Uniprime, Integrada, Coagru para arrecadar alimentos, mil copos descartáveis e seis mil EPIs. Os produtos foram repassados para a Santa Casa de Ubiratã.

“Isso ajuda muito a gente. Temos muitos gastos mensais para manter a média de 30 internamentos por dia. Os últimos dois meses foram bem complicados devido ao aumento de pacientes com Covid, quando chegamos a servir 80 refeições diárias, o que é 60% acima da nossa média. O cooperativismo tem muita força na nossa região. Só temos a agradecer.” – Nilza de Abreu, assistente social do Hospital e Maternidade Santa Casa de Ubiratã.

“Foi uma ação conjunta com várias cooperativas que se mostrou bastante interessante. O Dia C resume o trabalho essencial de todas essas organizações. Com certeza isso favorece muito a nossa comunidade, especialmente neste momento em que as pessoas precisam ainda mais, devido à Covid.” – José Carlos Marques, conselheiro de Atendimento Regional da Unimed Cascavel em Ubiratã.

Em quase um mês e meio de arrecadações, oito cooperativas de Cascavel voltaram a unir forças para separar produtos de higiene, limpeza e alimentos de primeira necessidade. Ao todo, mais de 12 mil itens foram doados pela sociedade e por empresas da cidade para beneficiar aproximadamente mil pessoas atendidas por entidades assistenciais do município.

A entrega dos produtos foi realizada no dia 2 de julho (sexta-feira), na presença de representantes das cooperativas e das instituições beneficiadas.

Cooperativas

• Unimed Cascavel

• Uniprime

• Coopavel

• Credi Coopavel

• Cotriguaçu

• Sicredi

• Cresol

• Sicoob

Entidades

• Cáritas

• ONG Iadas

• Associação Pró-Renal

• Caremel

• Provopar

Além das entidades, a Secretaria de Saúde de Cascavel também foi beneficiada pelo Dia C, com o repasse de mais de 5,5 mil Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para ajudar no combate à Covid-19.

Nada mais é tão dignificante e importante como, no Dia do Cooperativismo, várias entidades receberem ajuda neste momento de grande necessidade. São alimentos, material de higiene e muito amor sendo transformado em ajuda para essas pessoas. Parabéns àqueles todos que se uniram em um ato de cooperação para fazer esta ação.” – Miroslau Bailak, secretário municipal de Saúde de Cascavel.

A importância maior do cooperativismo se traduz pelos resultados. Por isso existe essa comemoração internacional celebrando a cooperação, pois é por meio dela que se obtém resultados tão maravilhosos para a sociedade.” – Carlos Puppi, diretor-presidente da Unipime.

“Hoje nós demos um passo muito importante para demonstrar a força do cooperativismo cascavelense e paranaense na distribuição de itens para pessoas carentes. Essa união entre todas as cooperativas da cidade mostrou que fazer o bem é possível, seja qual for a realidade.” – Luiz Sérgio Fettback, diretor-presidente da Unimed Cascavel.


Fonte: Imprensa Unimed Cascavel


Notícias Relacionadas:



Publicidade