Cooperativa de saúde cria programa para identificar tendências de mercado

Publicado em: 26 outubro - 2021

Leia todas


Com as mudanças constantes que a sociedade tem atravessado, vários ramos estão enfrentando a missão de descobrir o que vem a seguir. Hoje, mais do que nunca, saber as tendências do mercado é a chave para sair na frente e apresentar um diferencial.

Após identificar uma falta de acompanhamento de tendências do mercado, a Unimed – BH lançou um novo programa focado em identificar as tendências do mercado em que atua. A iniciativa, intitulada Delorean, surgiu da necessidade de antecipar os movimentos do mercado, e aumentar a capacidade da cooperativa em relação a seus concorrentes.

Os desafios

Após uma minuciosa análise, a cooperativa analisou certas barreiras que poderiam atrasar uma tomada de ação prática. Segundo divulgado pela InovaCoop, durante o processo de criação do conceito do programa, os seguintes desafios foram identificados:

  • Adequar as metodologias de future thinking – metodologia que tem como finalidade conduzir uma análise estruturada das mudanças que estão previstas para ocorrer nos próximos anos no ambiente de negócios no qual se insere a organização – e aplicá-las ao contexto da cooperativa, definindo assim uma metodologia customizada;
  • Gerar engajamento de todas as áreas internas necessárias, pois há concorrência de tempo e dedicação e prioridades por parte dos colaboradores;
  • Obter como resultado do programa propostas com alto grau de assertividade e aderência com o contexto e a visão estratégica da cooperativa.

Aplicação

A partir da união entre a Superintendência Geral e a diretoria, a Unimed colocou em prática a nova ferramenta. A partir do trabalho de grupos da área de inovação, foi criado o programa que irá sistematizar o acompanhamento de tendências da área de atuação da cooperativa. Dentre os primeiros resultados, foi identificada um impacto na área de novos produtos, uma vez que o portfólio pôde ser desenvolvido a partir das análises de mercado viabilizadas pelo novo programa.

Agora, já com a ferramenta estabelecida, a cooperativa pôde iniciar um novo programa de encontros, com colaboradores, especialistas, profissionais externos e outros, que ajudarão nas próximas ações da cooperativa.

Resultados

Com alguns meses de aplicação, o programa Delorean já apresenta resultados, e trazem uma nova perspectiva para a cooperativa. A partir da ferramenta, a Unimed-BH já identificou os seguintes resultados, segundo divulgado pela plataforma Inovacoop.

  • Desenvolvimento de cenários de futuro com maior e menor impacto para a empresa;
  • Identificação de oportunidades e ameaças a longo prazo;
  • Construção de oportunidades-conceito e ideias-conceito que podem vir a ser incluídas no roadmap estratégico da cooperativa;
  • Identificação, antecipação, atualização e aplicação prática das tendências identificadas pelo programa;
  • Atualmente, a cooperativa conta com 8 oportunidades-conceito em seu portfólio de produtos vigente até 2025, todas elas oriundas do programa e da metodologia aplicada;
  • Uma dessas oito oportunidades-conceito já foi implementada: o primeiro plano 100% digital da Unimed-BH, o Bem Digital, que foi lançado em dezembro de 2020 e, hoje, é um produto em fase de crescimento e já foi escolhido por centenas de clientes.

Iniciativa permanente da Unimed-BH, o novo programa deve continuar a ser aplicado periodicamente, de forma a aumentar o potencial dos negócios da cooperativa e acompanhar as novas tendências que surgirem nos próximos meses. Para acessar maiores detalhes sobre a iniciativa, clique aqui.


Por Redação MundoCoop, com informações da InovaCoop


Notícias Relacionadas:



Publicidade