Cooperativa fortalece artesãos e produtores agrícolas da região de Mariana

Publicado em: 07 junho - 2021

Leia todas


A Minha Casa Artes e Sabores objetiva promover o negócio, proporcionar a ampliação de mercados e aumentar a geração de renda dos participantes

O projeto Minha Casa em Mim, criado pela Fundação Renova em parceria com a Associação de Cultura Gerais (ACG) e curadoria do estilista Ronaldo Fraga, acaba de consolidar mais um resultado importante em relação à geração de renda: a criação da cooperativa A Minha Casa Artes e Sabores, que reúne seis grupos de artesãos e produtores agropecuários, da região de Mariana e Ouro Preto, participantes do projeto.

A nova cooperativa surgiu de maneira espontânea e teve a consultoria técnica da Fundação para sua formalização. O objetivo é promover o negócio, proporcionar a ampliação de mercados e aumentar a geração de renda dos participantes. A consultoria Plan, de Mariana, acompanhada pela equipe técnica da Fundação Renova, vem dando, desde o início de maio, capacitação aos cooperados em temas como gestão básica, comercialização, novos mercados, marketing digital e atração de novos associados. A consultoria terá seis meses de duração.

A formalização da cooperativa foi uma maneira encontrada pelos próprios artesãos para dar continuidade ao trabalho do projeto Minha Casa em Mim, mesmo depois que a parceria com a Fundação Renova for finalizada. A previsão é de que o atual contrato – que desde outubro de 2020 rendeu cerca de R$ 92 mil aos grupos produtivos – seja encerrado em outubro deste ano, com a participação dos artesãos na Semana Criativa de Tiradentes.

Segundo a Analista de Economia e Inovação da Fundação Renova, Andréa Furtado, “trata-se de um desdobramento muito positivo, pois a atuação de forma cooperativa aumenta a visibilidade, o acesso a novos mercados e o poder de negociação, além de favorecer a realização de compras coletivas e redução de custos, entre outros ganhos. É mais um passo para o fortalecimento desses grupos”.

Mais sobre o projeto

A coleção Minha Casa em Mim é fruto do trabalho desenvolvido pela Fundação Renova e pela ACG com treze grupos de artesãos atingidos direta ou indiretamente pela barragem da Samarco em Mariana. O projeto Catarse Coletiva tem foco no desenvolvimento de boas ideias e na construção de uma rede colaborativa que viabilize a concepção de produtos criativos e sustentáveis.

Desde agosto de 2019, a aplicação da metodologia criada pela ACG e a curadoria do renomado estilista Ronaldo Fraga possibilitaram a ressignificação de produtos artesanais e agropecuários desenvolvidos pelas 175 pessoas que participam do projeto. Os produtos transpiram a mineiridade e refletem a potencialidade dos artesãos da região, nutrindo o amor pela cultura de Minas Gerais e resgatando saberes e fazeres através da economia criativa e da produção associada local.

Entre os grupos participantes estão: Coletivo de Camargos, Coletivo Padre Viegas, Associação de Cláudio Manoel, Clube de Mães da Colina, Movimento Renovador e outros. Confira aqui.  


Fonte: Portal da Cidade Mariana


Notícias Relacionadas:



Publicidade