Cooperativa lança linha de crédito para mulheres empreendedoras

Publicado em: 14 maio - 2021

Leia todas


Ação visa incentivar o empoderamento feminino e auxiliar nesse momento de retomada do comércio e atividades

Com o objetivo de fortalecer e empoderar as mulheres, a Sicredi Rio Paraná PR/SP lança a campanha Mulheres Empreendedoras. A ação possui linhas de créditos específicas para micro, pequenas, médias e grandes empresas. As linhas possuem taxas e prazos especiais, que visam incentivar as mulheres nos negócios.

De acordo com a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor, somente em 2020, o empreendedorismo feminino cresceu 40%. As mulheres empreendedoras já somam mais de 30 milhões no Brasil, o que representa 48,7% do mercado empreendedor.

“Esses números mostram o papel importante que a mulher tem na economia. As mulheres são protagonistas na economia”, afirma o presidente da Sicredi Rio Paraná PR/SP, Jorge Guedes.

Foram disponibilizados R$ 10 milhões para essa linha de crédito, com prazo de até 36 meses de pagamento. Com este crédito, as empresas lideradas por mulheres, podem utilizar o recurso para capital de giro, ampliação da empresa, compra de maquinário, troca de fachada, entre outros.

“O programa Mulheres Empreendedoras é resultado de um esforço da instituição, que vai além do seu papel como agente do desenvolvimento da região. A ideia de fomentar o empreendedorismo das mulheres representa um passo importante para a inserção social”, comenta o presidente.

Uma dessas mulheres é Andressa Padovani, ela é moradora de Santa Mônica-PR e procurou o Sicredi para auxiliar seu sonho de ser confeiteira. “Aproveitei o período de home office e fiz alguns cursos, e o Sicredi me apoiou com novas formas de recebimento para atender os clientes”, afirma a empreendedora.

Esta ação, também está ligada aos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da ONU. Signatária do Pacto Global (Global Compact) da Organização das Nações Unidas (ONU), o Sistema Sicredi promove iniciativas que vão ao encontro dos ODS. Esta linha está diretamente ligada ao ODS 5 Igualdade de Gênero, ODS 8 Trabalho Descente e Crescimento Econômico e ODS 10 Redução das Desigualdades.

As mulheres interessadas em saber mais sobre essa linha podem procurar o Sicredi de sua cidade.

Dia das Mães é opção para dar um “up” na empresa

Considerada a segunda melhor data para o comércio, o Dia das Mães é muito aguardado neste período. Após um longo período de portas fechadas, o comércio agora irá aproveitar para vender mais. “É importante inovar e fomentar o consumo local. Renovar a fachada, investir em estoque, capital de giro, tudo isso auxilia nas vendas”, afirma o Diretor Executivo da Sicredi Rio Paraná PR/SP, Vanderlei Oliveira.

As mamães empreendedoras também podem aproveitar essa nova linha. Basta procurar uma agência do Sicredi.

Sicredi lança programa nacional para ampliar a participação das mulheres no cooperativismo de crédito

Para potencializar a pauta da inclusão e diversidade em toda sua estrutura, o Sicredi lançou o programa Comitê Mulher Sicredi em nível nacional. Indo além da formação de grupos de discussão sobre estes temas, a iniciativa engloba um conjunto de ações que buscam promover a equidade de gênero, o empoderamento e a capacitação de mulheres para que elas possam participar da gestão em todos os níveis da organização e aumentar sua representatividade no cooperativismo de crédito.

O programa tem como causa o desenvolvimento pessoal e profissional, assim como o crescimento e fortalecimento das participantes, por meio de capacitações e encontros periódicos. Os comitês podem ser formados em todas as cooperativas do Sicredi, sendo compostos por mulheres associadas à instituição, de forma voluntária.

“Buscamos ser uma instituição financeira cooperativa cada vez mais comprometida com o desenvolvimento econômico e social dos associados e das comunidades. Para que isso seja alcançado de maneira sustentável e coerente, entendemos ser imprescindível reforçar o debate sobre inclusão e diversidade em toda a organização. Nesse sentido, um dos nossos objetivos é proporcionar espaços para que as mulheres sejam ainda mais atuantes em nossas cooperativas de crédito, participando ativamente dos comitês e do quadro social das entidades.”, afirma o presidente da Sicredi Rio Paraná PR/SP, Jorge Guedes.

O Comitê Mulher da Sicredi Rio Paraná PR/SP foi criado em 2018 e conta com a participação de 35 mulheres. Ele possui um plano de ação claro e objetivo, que é acompanhado pelo Conselho de Administração da própria cooperativa. Esse plano tem por base os direcionadores de sustentabilidade do Sicredi: relacionamento e cooperativismo, desenvolvimento local e soluções responsáveis. Ao longo do ano, as membras cumprem uma agenda de interações entre si, com encontros locais, regionais e nacionais para troca de experiências.


Fonte: G1


Notícias Relacionadas:



Publicidade