Cooperativa lança o Outubro Rosa; mês e cor do cuidado feminino

Publicado em: 04 outubro - 2020

Leia todas


A ideia de um novo normal tem ido muito além dos cuidados contra a Covid-19 para Alice Viganó, de 76 anos. Em 2020, ela recomeçou a maior batalha da vida para vencer um câncer de mama reincidente. E conseguiu! A dona Alice é uma das 414 beneficiárias da Unimed Cascavel que iniciaram o tratamento neste ano. “Eu faço o acompanhamento, fiz o tratamento bem certinho, tive muita fé e estou curada”, comemora a vencedora.

A cooperativa de saúde tem uma preocupação real com situação feminina e faz uma série de alertas, especialmente em relação ao câncer de mama e ao câncer de colo de útero, doenças que mais matam mulheres no Brasil e no mundo, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Nos dois primeiros sábados de outubro (03/10 e 10/10), a Unimed Cascavel oferecerá atendimento especial às beneficiárias na Clínica de Atenção Primária do Centro de Atenção à Saúde (CAS). No alvo desse trabalho estão as mulheres entre 25 a 64 anos que não fizeram o papanicolau nos últimos três anos, além daquelas entre 50 e 69 anos de idade que não tenham realizado a mamografia nos últimos dois anos.

“Não haverá cobrança de coparticipação nem para a consulta, nem para o exame preventivo realizados nesses dois dias, na clínica da Unimed. O serviço é exclusivo para beneficiárias da Unimed Cascavel, que serão atendidas conforme todos os protocolos de segurança contra a Covid-19”, explica Luciana Cavalli, coordenadora de Atenção Personalizada à Saúde.

Marque na agenda: dias três e dez de outubro, das oito ao meio-dia, no CAS, que fica na avenida Tancredo Neves, número 1189. Para participar, é preciso agendar horário pelo WhatsApp: (45) 98815-2708.

Ao longo de todo o mês, a cooperativa usará as redes sociais para publicar vídeos com orientações profissionais. Médicas do CAS contarão quais são os hábitos que mais influenciam na prevenção de doenças, a importância dos exames preventivos (que aumentam em até 90% as chances de cura), além de verdades e mitos sobre o câncer feminino.

Verdades

• Mulheres devem procurar anualmente o médico de referência para avaliar os exames necessários.

• Mulheres com histórico de câncer de mama na família têm mais riscos.

• Mulheres obesas têm maior risco probabilidade de câncer.

• Terapia de reposição hormonal pode ser um fator de perigo.

• Praticar atividades físicas ajuda na prevenção.

Mitos

• Próteses de silicone podem causar câncer de mama?

– Não!

• Não tenho histórico familiar. Posso ficar segura?

– Não!

• Emoções negativas (estresse, mágoas e raiva) podem causar câncer?

– Não!

• Faço o autoexame, apalpando os seios em busca de caroços. Estou dispensada de outros exames?

– Não!

O Instituto Nacional do Câncer (Inca) estimativa que só neste ano mais de 66 mil mulheres sejam diagnosticadas com câncer de mama e outros 16.500 casos de câncer de colo de útero.

Neste ano em que a solidariedade é palavra que precisa se transformar em ação, a Unimed Cascavel também coloca em prática uma campanha para arrecadar lenços. Os itens serão doados às pacientes em tratamento na Uopeccan, no Coop e no Ceonc. Entre 28 de setembro e 23 de outubro, os lenços poderão ser levados até o ponto de coleta, que fica na Sede da Unimed Cascavel (Rua Barão do Cerro Azul, 594, Centro, Cascavel-PR).

A fachada da cooperativa já está decorada com as cores do Outubro Rosa e também já antecipa o alerta para a prevenção ao câncer entre os homens, que será reforçado pela cor azul, no mês de novembro. À noite, o prédio estará iluminado pelas cores rosa e azul e, no horário de atendimento, as recepções estarão repletas de balões com a tonalidade da campanha.

Para este mês, a Unimed Cascavel programou duas lives com médicos especialistas no tratamento do câncer. Confira as datas:

• 15 de outubro, 19h – Leandro Acosta (oncologista cirúrgico)

Tema: Câncer de mama

• 19 de outubro, 19h – Luiz Sergio Sprícido (oncologista clínico)

Tema: Outubro Rosa, mês de prevenção.


Fonte: Imprensa Unimed Cascavel


Notícias Relacionadas



Publicidade