Cooperativa lança série audiovisual homenageando a participação feminina na cafeicultura

Publicado em: 02 junho - 2021

Leia todas


Os vídeos mostram histórias que ressaltam o importante trabalho desenvolvido pelas mulheres da cooperativa

Histórias inspiradoras, com personagens da vida real, que mostram o trabalho, a dedicação e as conquistas das mulheres inseridas nas mais diversas atividades que abrangem o cenário cafeeiro. Assim surge a série “Elas no Café: uma história feita por mulheres”, uma série audiovisual produzida pela Expocaccer – Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado – com o objetivo de apresentar ao mundo as histórias das mulheres que estão transformando a cafeicultura na Região com Cerrado Mineiro.

“Trabalhamos numa cooperativa que compreende e valoriza a força feminina. Temos mulheres ocupando todos os espaços aqui, desde a produção, classificação, armazéns, à comercialização de cafés. Nosso desejo com a série é mostrar, por meio de algumas dessas mulheres, o importante trabalho que todas desempenham, e, assim, reconhecer sua contribuição para a história e para o sucesso da cooperativa e da cafeicultura da Região”, afirmou Anna Lívia Leal, Assessora de Comunicação da Expocaccer.

O Programa Elas no Café é precursor na Região do Cerrado Mineiro, sendo também conhecido por promover conhecimento, capacitação, incentivar a produção de qualidade e liderança, além de possibilitar a conexão e troca de experiências entre cooperadas, esposas, filhas, netas de cooperados e funcionárias da cooperativa.

Desde a sua criação, há 5 anos, o Elas no Café vem cumprindo seu papel e incentivando a participação efetiva das mulheres na cafeicultura da região.

“Com o Elas no Café, verificamos uma transformação no comportamento das mulheres que participaram das ações e eventos. A maioria delas conseguiu aplicar o conhecimento adquirido à realidade dos negócios e para o sustento de suas famílias, inclusive assumindo o protagonismo nos mais diferentes espaços na cafeicultura, seja na lavoura, na administração ou nas negociações comerciais. A exemplo disso, temos o aumento na quantidade de cafés de produtoras lançados na Cafeteria da Expocaccer, a Dulcerrado, e também no número de cafés de cooperadas que foram enviados aos mercados interno e externo através do Projeto Ladies of Expocaccer. Esses resultados nos inspiram a dar seguimento ao projeto e buscar aperfeiçoá-lo cada vez mais, de modo a alcançar mais mulheres”, disse Sandra Moraes, Trader de Cafés Especiais da Expocaccer.

Os primeiros episódios da série já foram disponibilizados no Youtube da Expocaccer. O lançamento dos vídeos dá início a uma série de nove capítulos que serão lançados semanalmente também no site e nas redes sociais da cooperativa ou pelo link.

“O processo de produção do projeto audiovisual ‘Elas no Café’, além de ter me conquistado pelo seu propósito central, também me proporcionou uma visão mais ampla sobre a importância e a efetividade do programa dentro e fora da Expocaccer. Por meio do projeto tive a oportunidade de conhecer de perto e a fundo as histórias das mulheres que buscaram e, dignamente, conquistaram seus espaços, motivando iniciativas transformadoras como o Programa Elas no Café. São histórias de luta, de força, de superação e, acima de tudo, de amor: amor pelo que se faz, amor pelo café e pelas pessoas! Enquanto profissional da área de comunicação e marketing, poder contar essas histórias por meio de uma série audiovisual – que tem essa riqueza de verdade em cada cena, cada palavra, cada feição – tornou essa experiência ainda mais especial”, disse Milena Silva, Analista de Marketing da Expocaccer.

Em 2021, em função da pandemia, os tradicionais encontros promovidos pelo Elas no Café foram adaptados para ações online. Por meio de transmissões ao vivo e uma seleção de convidadas especiais, o público acompanhará assuntos de interesse de toda comunidade cafeeira protagonizados por Elas.

As lives foram iniciadas em março deste ano e a sua programação poderá ser acompanhada até dezembro, também pelo Youtube da Expocaccer.

Dentre os temas abordados pelo Elas no Café Online estão:

  • Cafés Especiais Produzidos por Mulheres: uma tendência de Mercado?
  • Mulheres que transformam: relacionamento, liderança e estratégia em uma multinacional do agronegócio
  • Sustentabilidade na Cafeicultura
  • Case de Sucesso – Os Múltiplos papéis da cafeicultora na sociedade

Para conferir datas/horários e temas das lives acompanhe as redes sociais da cooperativa (@expocaccer) e pelo site: www.expocaccer.com.br

O Programa Elas no Café

O Elas no Café é uma iniciativa da Expocaccer e há cinco anos vem cumprindo o seu objetivo de promover a valorização da importância e representatividade da mulher no negócio café, capacitando-as e aproximando-as cada vez mais do mundo da cafeicultura. O público-alvo do Programa Elas no Café é composto por cooperadas, esposas, filhas, netas de cooperados e funcionárias da Expocaccer.


Fonte: Expocaccer


Notícias Relacionadas:



Publicidade