Cooperativa participa da campanha mundial de conscientização financeira direcionada à crianças e adolescentes

Publicado em: 19 março - 2021

Leia todas


A Global Money Week (GMW), uma iniciativa da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico, acontece anualmente em março e visa a capacitar as faixas etárias jovens para gerir suas finanças com sabedoria

O Sicoob Central Rio – por meio de suas cooperativas filiadas e do Instituto Sicoob – participará de 22 a 28 deste mês da Global Money Week (https://globalmoneyweek.org/, em inglês), a campanha internacional de conscientização financeira direcionada às crianças e aos adolescentes, que acontece em março. A iniciativa da Rede Internacional de Educação Financeira da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OECD, na sigla em inglês) propõe-se a inspirar e capacitar os grupos etários mais jovens para gerir suas finanças de forma inteligente. Este ano o tema é “Cuide de você, cuide do seu dinheiro”. Outro propósito da GMW – realizado em 175 países e com o alcance de 40.200.000 de crianças e adolescentes – é incentivar as novas gerações a compartilhar o que aprenderem sobre finanças com suas famílias e respectivas comunidades.

“Aprender (a administrar seu dinheiro com sabedoria), Poupar (para o futuro), Ganhar (para si e para suas famílias)”, inicialmente usado como tema da GMW 2017, é o slogan oficial desta campanha. Para esse evento, voluntários de cooperativas do Sistema Sicoob Rio (www.sicoobrio.com.br) farão palestras online (via plataforma Zoom) sobre educação financeira para jovens do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE-RJ) e alunos da Universidade Candido Mendes (unidade Campos de Goytacazes), de escolas públicas e privadas dos municípios de Campos, Engenheiro Paulo de Frontin, Mendes e São Fidélis (em parceria com o Sicoob Fluminense). As cooperativas Sicoob Empresas, Sicoob Servidores e Sicoob Coopvale, também do Sistema Sicoob Rio, vão publicar em suas mídias sociais e por email marketing dicas de educação financeira, em linguagem acessível ao público jovem.

Global Money Week and European Money Week — JA Worldwide

“Em São Fidélis, faremos uma palestra no dia 22 de março para os alunos do sexto ao nono ano do município. E, no decorrer da semana, os professores capacitados em educação financeira pelo Instituto Sicoob desenvolverão atividades com os estudantes”, diz Silvana Lemos, coordenadora do Instituto Sicoob, no Rio.

Silvana lembra ainda que o Sistema Sicoob Rio já participa da Semana Nacional de Educação Financeira (ENEF) desde 2017, promovendo palestras e clínicas financeiras em praça pública e totalmente gratuitas para os cidadãos cariocas.

“Aprendemos nesse percurso o quão importante é levar conhecimento sobre organização financeira, e isto independe ter mais ou menos dinheiro. Saber o custo, identificar o desperdício, elencar prioridades desde pequeno, sem sombra de dúvida, é uma oportunidade ímpar de formar pessoas autônomas na relação com o dinheiro, cidadãos mais conscientes com o meio ambiente, impulsionando uma economia mais sustentável”, afirma a coordenadora.

O Sicoob Cecremef, cooperativa também filiada ao Sistema Sicoob Rio, participará da GMW com outra dinâmica. A instituição fará a adaptação para apresentação online das obras da “Coleção Financinhas” (do Instituto Sicoob). A ação é parte do projeto “Inclusão Social através da Arte”, apoiado pela cooperativa. Atores e atrizes, de 6 a 21 anos, desta iniciativa, em Angra dos Reis (RJ), interpretarão, com direção de Lucya Rocha, as aventuras: “Caio achou uma moedinha” e “Margô e Davi foram ao mercadinho”, e uma história cantada. A programação terá leitura dramática, e a gravação das histórias será distribuída em vídeo para as escolas de Angra dos Reis. A “Coleção Financinhas” (https://www.institutosicoob.org.br/colecao-financinhas?slug=colecao-financinhas) está inserida no processo contínuo de educação financeira, especialmente elaborada para as crianças, e ensina conceitos que contribuem para o planejamento, criando uma mentalidade adequada e saudável em relação ao dinheiro, e fortalecendo a autodisciplina dos pequenos consumidores em todo o Brasil.

Para Mina Fiszman, diretora social do Sicoob Cecremef, é através da educação financeira que são formadas novas gerações com cidadãos conscientes em relação ao uso do dinheiro.

“Esta é a primeira vez que participamos da Global Money Week. Nos sentimos muito orgulhosos em contribuir para a formação destes jovens”, enfatiza a diretora social.

No Brasil, a coordenação da GMW é da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), e, segundo o portal do governo federal (gov.br), os eventos sobre educação financeira e empreendedorismo serão gratuitos e, preferencialmente, online, conforme as condições sanitárias locais, em função da pandemia da Covid-19. Além disso, ainda serão realizadas palestras, oficinas, debates e outras atividades. E, de acordo com o planejamento do evento, como ocorreu na “Semana Mundial do Investidor”, em outubro, a CVM oferecerá atividades com parceiros estrangeiros, e estão programados encontros virtuais entre escolas, para abordar assuntos de interesse de alunos e professores.

Presente em 92 municípios do estado do Rio de Janeiro, o Sicoob Rio é integrante do Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (o Sicoob), uma das maiores instituições do cooperativismo financeiro do país. Em expansão, o setor proporciona a pessoas físicas e jurídicas os produtos e serviços bancários, visando, porém, ao desenvolvimento social, à justiça financeira e à prosperidade. Os resultados apurados no final de cada período são revertidos aos cooperados.

O Sistema Sicoob Rio, por meio de suas cooperativas, viabiliza aos seus associados operações de conta-corrente, poupança, crédito consignado, consórcios, investimentos, crédito rural, seguros e previdência, empréstimos com linhas do governo federal e próprias, bem como taxas acessíveis a todos os níveis de empreendedores. Ou seja, um amplo portfólio para diferentes necessidades.

Com mais de cinco milhões de cooperados e presente em todas as unidades da Federação e no Distrito Federal, o Sicoob ocupa hoje a 47ª posição no ranking dos 200 maiores grupos da edição “Melhores & Maiores” da revista Exame. Possui 16 centrais, 384 cooperativas singulares e uma sólida operação via meios digitais. Atualmente, a instituição é a terceira maior rede de atendimento do Brasil. O Sicoob também é a primeira instituição financeira cooperativa a efetivar a integração ao sistema gov.br.


Fonte: PROA Comunicação/ Assessoria Sicoob Rio


Notícias Relacionadas



Publicidade