Cooperativas compartilham estratégias de marketing que potencializaram a força de suas marcas

Publicado em: 10 maio - 2021

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As empresas apostaram na humanização das campanhas e na escolha da TV e redes sociais como veículos que melhor exprimem a proximidade com o público

Em um contexto de hiperconectividade e distanciamento social, as campanhas que apostam na proximidade com o público saem na frente. Essa foi a proposta das empresas Cresol e Unimed Curitiba, parceiras da RPC que tinham como objetivo aumentar seu reconhecimento de marca (brand awareness). Confira os cases de sucesso:

Histórias inspiradoras da Unimed Curitiba

Foi com a ideia de humanizar ainda mais a marca Unimed que a RPC levou um projeto inovador à Valéria Lopes, supervisora de Marketing e Comunicação da Unimed Curitiba, ainda em 2019. Além de valorizar a marca Unimed através da excelência de seus serviços, a vontade era de engajar o público com histórias inspiradoras pela televisão, meio de comunicação que potencializa a proximidade com o público. Por meio de uma série, foram apresentadas pessoas que colocam a saúde em primeiro lugar e os frutos que elas colheram dessa prática diária.

“Esse projeto aconteceu em uma conversa que tive com a área comercial da RPC. Estávamos pensando no que poderíamos fazer de diferente pra marca Unimed aqui em Curitiba. Algo que nunca ninguém fez. Em 2019 eles me trouxeram essa proposta. Foi um projeto exclusivo”, conta Valéria.

Mude 1 Hábito

Para desenvolver a campanha, as equipes levaram em conta projetos já em andamento na Unimed, como o Movimento Mude1Hábito — que agora também dá nome à série na RPC. Em prol da saúde que se cultiva no dia a dia, a campanha incentiva o autocuidado a partir da alimentação, exercícios, equilíbrio emocional e outras práticas de saúde integrativa. Com isso em mente, as equipes de marketing perceberam que seria interessante veicular o projeto em um espaço que estivesse intimamente relacionado às boas práticas de saúde. Assim, o Globo Esporte foi escolhido.

Com apresentação de Janaína Castilho, os vídeos entram durante a programação ao vivo. Depois, as reportagens são veiculados no site da GloboPlay e também em uma página exclusiva para o projeto no portal GE, chamada Mude 1 Hábito. Já foram abordados temas como exercícios físicos na gestação, na terceira idade, para pessoas com deficiência e muito mais. Por conta das incertezas da pandemia, em 2020 o projeto foi pausado, mas voltou com tudo em 2021 e segue de abril a setembro. O impacto da saúde neste novo contexto mundial também entrou para a pauta da série. Unindo informação com inspiração, o produto posiciona a Unimed de forma gentil.

“Vem junto! Somos a Cresol”

Cresol também queria fortalecer sua marca. Por isso, em 2020 deu início a uma campanha para mostrar ao Brasil quem era a empresa. Mas pouco depois do início da campanha, a pandemia assolou o país. Isso demandou que os criativos de marketing ajustassem a rota da publicidade. “Lançamos a campanha em 28 de janeiro de 2020. Logo veio a pandemia. Tivemos então a sacada de pensar que poderíamos continuar dizendo para o Brasil quem é a Cresol, mas precisávamos colocá-la muito mais próxima de quem precisava dela. E foi aí que desenvolvemos uma temática muito interessante”, explica Luiz Panzer, Diretor de Comunicação e Relacionamento do Sistema Cresol.

Na televisão, a campanha de 2021 veio para trazer a Cresol como um meio para prevenir e garantir o futuro. O ator Humberto Martins foi porta-voz da mensagem que convidava o público a conhecer a Cresol e apostar na segurança que a empresa oferece. “A gente não consegue prever o futuro, mas pode e deve estar preparado para ele”, diz o ator na campanha. 

Agora é hora

Em outros canais, novas iniciativas também surgiram. Luiz conta que, nas reuniões com o superintendente da empresa, ele sempre motivava a equipe começando suas frases com “Agora é hora”. Esse virou o mote da campanha da Cresol. “A gente fez várias dinâmicas quase que diárias, do tipo ‘Agora é hora: use os aplicativos da Cresol’. Nas redes sociais, desenvolvemos um conteúdo no qual nosso gerente se colocava à disposição. Ele dizia coisas como ‘Agora é hora de contar com a Cresol’, ‘Agora é de se preocupar com o crédito’, conta. 

A equipe de marketing também se uniu para transformar o clima organizacional da empresa. Foi a chamada “Campanha de Boas Notícias”. “Todo dia tinha que chegar nas mãos de nossos executivos e gerentes pelo menos 4 ou 5 notícias positivas. Assim, quando as pessoas fossem falar das coisas negativas que estavam tomando conta dos jornais, éramos sensíveis em ouvir, mas tínhamos também uma resposta positiva”, conta Luiz. Essa postura também se expandiu para as campanhas. A ideia era mostrar que aquilo visto como esperança, poderia se concretizar também através de soluções financeiras. 

Profissionais de marketing

Uma boa ideia pode ficar ainda melhor com a ajuda de uma equipe preparada e engajada. Por isso a importância de ter bons colaboradores na área de marketing — que no próximo 8 de maio celebram o Dia do Profissional de Marketing! Os cases apresentados nesta matéria envolvem esforços das equipes de nossos parceiros, que em conjunto com as equipes da RPC desenvolveram campanhas de alto impacto.


Fonte: Negócios RPC


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