Cooperativas constroem um mundo melhor: entenda a importância do tema

Publicado em: 04 junho - 2022

Leia todas


Amigos cooperativos: conhecemos bem o slogan que intitula esta mensagem. Como bem lembramos, está em linha com o que foi adotado há exatamente uma década pelas Nações Unidas, quando declarou 2012 como o Ano Internacional das Cooperativas.

Hoje, vemos que cada vez mais governos nacionais e organizações internacionais valorizam a capacidade de nosso modelo de negócios para construir relações econômicas, sociais e culturais que promovam justiça social, equidade, inclusão e solidariedade.

É por isso que queremos reafirmar esta mensagem e focar nela a celebração do Dia Internacional das Cooperativas 2022. Esta celebração tem outro tempero muito especial: é a 100ª edição desde que o ICA instituiu esta data, em 1923.

Esta edição centenária enche-nos de orgulho e responsabilidade. Certamente nos dá a oportunidade de mostrar ao mundo que nossa doutrina é mais válida do que nunca e que é fundamental para a construção de um mundo melhor.

No cenário atual, isso se traduz em modos de produção e consumo em rápida expansão que estão nas mãos das comunidades, gerando economias mais inclusivas, solidárias e equitativas.

Economias que respeitem o meio ambiente e que resultem em paz positiva, ou seja, paz não como mera ausência de conflito, mas como resultado de estruturas sociais integradas baseadas em valores e princípios comuns, onde ninguém fica de fora e ninguém fica atras do.

A nossa presença centenária em vários domínios, em milhares de vilas e cidades de todos os continentes, é complementada pela imensa capacidade de inovação que demonstramos em áreas como a transformação digital, as energias renováveis ​​e o setor da saúde.

É por isso que podemos dizer com orgulho que carregamos uma Identidade única, com profundas raízes históricas e que hoje devemos ir mais fundo para oferecer ao Mundo um futuro melhor.


Fonte: ACI


Notícias Relacionadas



Publicidade